Região Blumenau

Blumenau envia mais assistentes sociais para cidade gaúcha de Lajeado

Cidade catarinense adotou dois municípios do Rio Grande do Sul

Autor
Blumenau envia mais assistentes sociais para cidade gaúcha de Lajeado
Enchente em Lajeado. Foto: Silvio Avila / METSUL Meteorologia A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/enchente-catastrofica-no-vale-do-taquari-e-a-maior-da-historia/ .

A cidade de Blumenau resolveu ampliar a equipe da Assistência Social que está atuando no Rio Grande do Sul. Mais cinco profissionais irão compor o grupo que já está em Lajeado.

PUBLICIDADE

São três educadores sociais, uma assistente social e uma pedagoga da Secretaria de Educação (Semed). Eles irão atuar em conjunto com a equipe de Lajeado no atendimento das famílias que foram atingidas pela enchente, nos abrigos e com a gestão.

“Estrela e Lajeado começaram a planejar e executar a implantação das moradias provisórias e a nossa equipe está auxiliando tanto na gestão, quanto na organização e no trabalho”, explica a secretária de Desenvolvimento Social de Blumenau, Patrícia Morastoni Sasse.

“Nós estamos lá para reforçar a atuação daqueles municípios e apoiamos eles com informações e orientações sobre a experiência que Blumenau tem com situações de calamidade”, complementa Patrícia. Blumenau adotou as cidade gaúchas de Estrela e Lajeado após a tragédia.

Ajuda para Lajeado e Estrela

Blumenau está mantendo em Lajeado e Estrela não somente profissionais da Assistência Social, mas também da Secretaria de Educação, além de maquinários que ajudam na limpeza e reconstrução das cidades gaúchas.

No dia 13 de maio, um comboio com o maquinário e os operadores que Blumenau partiu com destino ao Rio Grande do Sul. Nesta missão de acolhimento à cidade de Lajeado, o Samae disponibilizou duas retroescavadeiras, dois caminhões pipa e mais duas caçambas, além de seis operadores.

Já a Intendência Distrital da Vila Itoupava forneceu uma retroescavadeira, uma caçamba e um caminhão pipa, além de sete operadores. Da Secretaria de Saúde de Blumenau, uma equipe de apoio emocional, contendo dois enfermeiros, um médico e um psicólogo também segui para Estrela.

Relacionadas