
A equipe de abordagem social da Prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, realizou abordagens na manhã desta quarta-feira (9). Neste período, a equipe conseguiu fazer o encaminhamento de oito pessoas em situação de rua para o Centro POP, de forma voluntária. Todavia, uma pessoa foi levada pelo Samu para atendimento médico.
A abordagem ocorreu na área central e nos bairros Itoupava Seca, Itoupava Norte e Badenfurt.“Nossas ações conjuntas estão indo nos pontos que a comunidade mais nos aciona e por todos os bairros da cidade. Queremos oferecer uma chance para que quem hoje vive nas ruas possa mudar de vida”, disse o prefeito Egidio Ferrari.
Serviços após abordagem
As pessoas que aceitaram seguir com os atendimentos após o encaminhamento também poderão ir para abrigos, comunidades terapêuticas, entre outros, caso tenham interesse.
“Sempre reforçamos para a comunidade acionar a Prefeitura em vez de oferecer esmolas. Assim podemos garantir que essas pessoas tenham acesso aos atendimentos adequados. Para solicitar apoio da Abordagem Social, basta ligar para o telefone 156, opção 2”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo.
Assim, a Prefeitura de Blumenau mantém uma série de serviços voltados ao atendimento da população em situação de rua. Veja:
- Abordagem Social: Atua na identificação e encaminhamento de pessoas para os serviços disponíveis. Atendimento 24 horas pelo telefone 156, opção 2.
- Parceria com OSCs Instituto Família Feliz e Instituto Edificando Vidas: Funciona 24 horas, oferecendo acolhimento temporário em abrigos e casas de passagem.
- Centro POP: Destinado ao atendimento de pessoas que não aderem ao acolhimento em abrigos, fornecendo alimentação, higiene pessoal e suporte psicossocial. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Rudolf Roedel, 147, Salto Weissbach.
- Encaminhamentos e reintegração: As equipes técnicas auxiliam na regularização documental, reinserção no mercado de trabalho e, quando necessário, no retorno à cidade de origem. Há também a possibilidade de encaminhamento para comunidades terapêuticas por meio da Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social.