Começaram nesta terça-feira (23) as audiências promovidas pelo Procon de Blumenau entre consumidores e a Pneu Z para solucionar o registro de denúncias contra a empresa, que levaram ao fechamento da loja, no último dia 3 de abril. E o resultado tem sido bastante positivo para os clientes.
Segundo o diretor do órgão de defesa, Alexandre Caminha, das 11 audiências já realizadas, 10 tiveram resultado em prol do consumidor. Ou seja: um índice de 90% de acordos firmados.
A ação faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pela Pneu Z, para regularizar a situação com os clientes. No total, o Procon registrou 111 reclamações registradas contra a loja.
Entenda o TAC firmado pela Pneu Z
O TAC inclui mudanças que favoreçam a prestação do serviço transparente na Pneu Z. Ao todo, o acordo apresenta mais de 17 cláusulas que estabelecem à empresa um modelo de funcionamento, como obrigação de emissão de notas fiscais, fornecer um canal exclusivo com o Procon para solucionar as demandas dos consumidores, além de outras diretrizes, como a entrega de orçamento prévio aos clientes, com os valores dos produtos, mão de obra e equipamentos a serem usados.
Caso a empresa descumpra as cláusulas do TAC, sofrerá multa no valor de R$ 790 mil, ou seja, R$ 10 mil por cada reclamação mencionada na decisão administrativa cautelar antecedente, que permitiu a interrupção temporária das atividades da empresa na cidade no início de abril.
Modelo de atendimento para toda cidade
Esse modelo de atendimento será estendido para todas as empresas do ramo que prestam serviço na cidade. O Procon de Blumenau já começou a noticiar os estabelecimentos desde o dia 15 de abril.