A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, em Blumenau, no Vale do Itajaí, comemora 70 anos neste sábado (30), na expectativa de concluir a revitalização da sede, que está em fase adiantada. Com um acervo superior a 64 mil volumes, seu nome é uma homenagem ao naturalista alemão nascido em 1822 na cidade de Windischolzhausen, que morreu em Blumenau, em 1897. Foi um dos primeiros cientistas a comprovar a teoria de Darwin sobre a seleção natural das espécies.
A história desse espaço cultural começou em 1940 quando, em uma sala da prefeitura, montou-se uma pequena biblioteca com um acervo de 2 mil exemplares. Mas foi através de uma lei, em julho de 1952, que surgiu efetivamente a biblioteca pública de Blumenau. Foi após a doação do terreno de Dona Edith Gaertner à Casa Dr. Blumenau – atual Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais -, em 1963, que ganhou novas instalações.
Nos anos 80, após grandes esforços e anos de trabalho, o acervo da entidade chegou a quase 85 mil obras, quando dois fatos colocaram à prova a sua existência: com as duas grandes enchentes (1983 e 1984), a biblioteca perdeu quase 75% do acervo. Mas a comunidade e os órgãos públicos logo se mobilizaram para superar os danos. Em 1986, longe do alcance das águas, foi inaugurado o novo espaço que abriga até hoje a biblioteca pública e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.
Acervo
Atualmente, o espaço conta com mais de 64 mil volumes. Nela encontram-se os mais variados títulos, desde romance, ficção, poesia, literatura infantil, biografias, culinária, saúde, agricultura, história, etc. A Biblioteca Ambulante, outra atração de incentivo à leitura disponibilizada, completou 45 anos neste mês.
Além do empréstimo domiciliar, a biblioteca desenvolve ações de incentivo à leitura e promoção da literatura, como a Hora da Leitura, palestras, exposições temáticas, visitas orientadas, auxílio em pesquisas, semanas e saraus literários.