Uma bebê morreu sufocada após ser esmagada acidentalmente pela própria mãe enquanto ambas dormiam. Autoridades identificaram a vítima como uma menina recém-nascida de três meses. O incidente ocorreu em Balneário Camboriú, no litoral Centro-Norte catarinense, na manhã deste domingo (4).
Ao darem entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro da Barra, os médicos constataram que o bebê já estava morto. Foram os próprios pais que levaram a criança ao hospital, após perceberem a tragédia ao acordarem.
Segundo o relato do casal, que reside no Jardim Fortaleza, bairro da Barra, ambos dormiam em uma cama de casal com a bebê no meio. Quando o homem acordou, percebeu que a criança estava sob a mãe, já sem sinais vitais.
A equipe médica seguiu os protocolos, verificando os sinais vitais e confirmando o óbito, ocorrido há várias horas. O corpo apresentava rigidez cadavérica e manchas que indicavam que a morte havia ocorrido há algum tempo.
A Polícia Militar esteve no local, colheu os depoimentos dos pais e dos profissionais de saúde, e acionou o Instituto Médico Legal e a Polícia Científica.
Recomendação
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que os pais utilizem berços individuais para bebês, pelo menos até os seis meses de idade. Além disso, profissionais de saúde afirmam que os riscos de morte por sufocamento diminuem quando a criança dorme em sua própria cama, que pode estar no mesmo cômodo dos pais.
Estudos indicam que 20% das mortes de bebês de até seis meses estão relacionadas ao sufocamento por adultos enquanto dormem, ou por objetos como travesseiros, lençóis e colchões.