
O Bando de Alimentos de Blumenau, no Vale do Itajaí, beneficiou 58 entidades nos primeiros seis meses do ano de 2025. Cerca de 4.300 pessoas foram atendidas mensalmente por meio do programa de combate ao desperdício de alimentos. No total, as entidades receberam 128 toneladas de frutas, legumes e verduras.
Os produtos são oriundos de doação. Assim, passam por seleção antes de irem para as entidades socioassistenciais governamentais e não governamentais do município. Contudo, elas precisam estar cadastradas no serviço.
“O Banco de Alimentos é um equipamento imprescindível para agregar na alimentação das crianças, idosos e famílias atendidas e ainda evitar o desperdício. É importante destacar que, ao fazer a doação diretamente para o Banco de Alimentos, é garantido que será feita a distribuição adequada desses alimentos para quem mais precisa”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo.
Destas 128 toneladas de alimentos, 93,2 toneladas são provenientes do Ceasa, 24,7 toneladas do Programa de Aquisição de Alimentos e 10 toneladas de doações de campanhas, eventos beneficentes e apreensões. Para criadores de animais, portanto, a Assistência Social destinou 453 toneladas e 29 toneladas para o Aterro.
Alimentos impróprios para consumo
No entanto, os produtos que não estão mais próprios para o consumo humano vão para a sustentabilidade. Ou seja, servem como alimento para animais. Outra pequena parte vai para o aterro sanitário.
Como faze doações
O Programa recebe doações durante todo o ano, seja por empresas ou pessoas físicas. Enfim, o serviço está localizado na Rua Engenheiro Udo Deeke, 1.650, bairro Salto do Norte, anexo ao Ceasa. O contato é pelo telefone 3381-6128.
Leia também: Cidade de SC reduz riscos de dificuldades de Aprendizagem e concorre a prêmio – Guararema News