Região Santa Catarina

Banco Central comunica novos vazamentos de dados da chave Pix

O caso será investigado e sanções poderão ser aplicadas

Autor
Banco Central comunica novos vazamentos de dados da chave Pix
Foto: Divulgação / Internet

Nessa sexta-feira (22), o Banco Central (BC) comunicou mais um vazamento de dados com chaves Pix. Foram 87.368 clientes da Sumup Sociedade de Crédito S/A com informações expostas. Esse foi o sétimo vazamento de dados desde o lançamento do Pix.

PUBLICIDADE

Na última segunda-feira (18), o vazamento de dados de 46.093 clientes de outra empresa de crédito ganhou extensa divulgação. O Banco Central revelou que as informações que vazaram são o nome do usuário, CPF e número da conta, entre outros.

Além disso, o banco disse que o vazamento ocorreu devido a falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento e que os dados cadastrais não afetam a movimentação de dinheiro.

Mesmo sem a necessidade do comunicado, graças ao seu baixo impacto para os clientes, o Banco Central decidiu se manifestar para tranquilizar clientes, e informolu que dados sob proteção do sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não ganharam exposição.

Através do aplicativo ou do internet banking da instituição, as pessoas que foram que tiveram algum tipo de exposição involuntária vão receber um aviso. Além disso, as pessoas devem desconsiderar qualquer aviso via ligações telefônicas, SMS ou email.

O caso ja ganhou investigação e sanções poderão ocorrer. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, conforme a gravidade do caso.

Relacionadas