
Uma baleia que parecia estar em perigo gerou um alerta e mobilizou o trabalho dos Bombeiros na tarde desta quinta-feira (10) no mar de Palhoça, na Grande Florianópolis. Pescadores avistaram o animal circulando a cerca de dois quilômetros da orla com uma rede de pesca presa ao corpo. A baleia, da espécie Franca, seguia na companhia de um filhote.
O Corpo de Boimbeiros Militar foi acionado por volta das 14h e localizaram o animal próximo à Ponta do Papagaio. Uma embarcação de resgate do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) passou a monitorar a situação a distância, conforme o protocolo para essas situações.
Com cautela e respeitando a segurança da fauna marinha, os bombeiros se aproximaram dos animais e constataram o pedaço de rede de malha preso à parte superior do corpo da baleia adulta. No entanto, foi observado que o material não comprometia sua mobilidade. Mãe e filha estavam calmas e nadavam normalmente.
Baleia desapareceu no horizonte
A Polícia Militar Ambiental também acompanhou a ocorrência. Considerando o comportamento tranquilo da baleia e o fato de que ela submergia a cada aproximação da embarcação, optou-se por não realizar uma intervenção direta, evitando qualquer estresse ou risco adicional.
Para reforçar a avaliação, a equipe realizou um sobrevoo com drone, que confirmou a liberdade de movimentação e a normalidade de comportamento dos animais.
Todos os anos entre julho e novembro, baleias francas da espécie Eubalaena australis viajam até o litoral catarinense, trecho da sua rota migratória usada como área de reprodução. Nesse período, é comum o avistamento desses animais, principalmente nas regiões sul e sudeste do estado.
No final da tarde, pescadores infromaram que as duas baleias seguiram rumo mar adentro, sem que foisse necessário qualquser intervenção para retirar a rede.