Região Balneário / Itajaí

Avenida no bairro Santa Regina ganha nome de escoteiro morto em 2021

Vereadores em Itajaí aprovaram a homenagem. Paulo Machado da Rosa morreu aos 87 anos.

Autor
Avenida no bairro Santa Regina ganha nome de escoteiro morto em 2021
Fotos: Rafael Monaco/Câmara de Vereadores de Itajaí / Divulgação

Uma rua até então sem nome, situada no bairro Santa Regina, em Itajaí, foi batizada oficialmente nesta semana, na Câmara Municipal de Vereadores. Ela agora se chama Avenida Escoteiro Paulo Machado da Rosa, morador de Itajaí que se destacou no escotismo nacional, e que faleceu em junho do ano passado, aos 87 anos.

PUBLICIDADE

A homenagem foi proposta pelo vereador Rubens Angioletti, e foi aprovada com 13 votos favoráveis. A avenida que agora leva o nome do escoteiro está situada entre as ruas Marcos Aurélio e Vereador Pedro João de Souza Filho.

Paulo Machado da Rosa nasceu em Laguna, no Sul do Estado, em 1934, e veio morar em Itajaí em 1961. Ingressou na Marinha Mercante aos 17 anos e, mais tarde, passou a trabalhar no Porto de Itajaí.  Dedicou-se ao escotismo desde os sete anos de idade, na Associação Escoteira Laguna, em Laguna. Em Itajaí participou dos grupos Vasconcelos Drumond, São Domingos Sávio, Alfredo Pereira e Lauro Müller.

Paulo exerceu diferentes funções no Escotismo nos níveis nacional, regional e local, entre elas as de chefe de tropa escoteira, coordenador nacional da modalidade do Mar, diretor técnico, diretor presidente e membro da equipe Regional de Formação. Recebeu a “Insígnia de Madeira”, em 2004, e as condecorações Medalha de Gratidão – Grau Ouro, em 2007; Medalha Cruz de São Jorge, em 2009; Medalha Velho Lobo, em 2010; Tucano de Prata, em 2013; e Medalha de Tiradentes, em 2019. Faleceu em 21 de junho de 2021 aos 87 anos, deixando significativa contribuição para o voluntariado e para o movimento escoteiro do Brasil.

Relacionadas