Região Grande Florianópolis

Área verde na SC-401 é ocupada por sem-terras pela 6ª vez em Florianópolis

Polícia Militar mobilizou 15 guarnições para tentar retirar as 150 famílias do local

Autor
Área verde na SC-401 é ocupada por sem-terras pela 6ª vez em Florianópolis
Foto: divulgação

Cerca de 15 guarnições da Polícia Militar de Santa Catarina atuam na tarde deste domingo (15) para tentar retirar em torno de 150 famíias que ocuparam uma área verde às margens da rodovia SC-401, a caminho do Norte da Ilha, em Florianópolis. A área, que pertence à união (Governo Fecderal) já passou por outras cinco tentativas de ocupação nos últimos 15 anos. Até o momento, não há registro de confusão ou violência no local.

PUBLICIDADE

Com cerca de 15 viaturas da PM estacionadas na pista de acostamento da rodovia, no sentido Centro-bairro, o fluxo de veículos em direção às praias do Norte da Ilha enfrenta muita lentidão. As filas se estendem até a região do bairro Itacorubi, sob um sol escaldante e uma temperatura próxima dos 30ºC.

De acordo com lideranças que representam as famílias, a ocupação iniciou ainda durante a madrugada, numa área que possui em torno de 900 hectares. A reportagem do Gnews conseguiu contato com Felipe Bezzerra, um dos líderes do movimento. Felipe explicou que a ocupação foi batizada com o nome de Pepe Pereira e surge numa área que nos anos 1970 foi grilada por políticos da época, mas que hoje pertence à União e, segundo ele, não cumpre com sua função social. “Queremos moradias populares para produção de alimentos saudáveis.temos espaço para praças, hospitais e postos de saúde”, disse ele.

Além disso, a ocupação foi informada com antecedência ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No entanto, nenhum órg]ao federal se manifestou até o momento.

Após a chegada da Polícia, Felipe e outro líder da ocpuação foram levados à Central de Plantão da Polícia Civil.

Polícia mobilizou 15 guarnições para enfrentar os sem-terra. foto: divulgação