As cotas de enchente em Blumenau, que ajudam a comunidade a se programar em casos de chuvas com alagamentos, serão atualizadas. Nesta quarta-feira (11), a Defesa Civil anunciou a novidade.
Para isso, a Prefeitura de Blumenau firmou contrato com a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), que fará a realização do trabalho. Contudo, o investimento é de R$ 580 mil, com recursos próprios do município.
Entretanto, o prazo de execução do trabalho é de oito meses. A última revisão havia ocorrido entre 2011 e 2012. Conforme o secretário de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina, o levantamento das cotas de enchente é fundamental para o município e também para a população.
“Acreditamos sim que as cotas tenham sofrido um pouco de alteração, justamente por conta das intervenções humanas, em obras, construções, terraplanagens, que acabam por impactar na margem e consequentemente na calha dos rios e ribeirões de Blumenau”, avaliou o secretário.
Cotas de enchente e rota de fugas
Outra novidade em Blumenau é a integração de um novo ícone dentro do aplicativo AlertaBlu, que é a ferramenta de rota de fuga. Nele, o usuário poderá montar seu roteiro evitando atravessar vias que estejam com problemas de alagamentos.
O serviço fica disponível gratuitamente a partir de agora, bem como, todas as informações alocadas no portal, como previsão do tempo, nível do rio, histórico, entre todo de banco de dados presente no AlertaBlu.
A própria equipe técnica do AlertaBlu foi que desenvolveu a ferramenta de rota de fuga. Ou seja: sem custo adicional ao município. O aplicativo pode ser acessado de forma gratuita tanto para sistema Android como iOS.