Região Blumenau

Após uma década sem revisão, cotas de enchente serão atualizadas

Aplicativo AlertaBlu também ganha uma nova ferramenta de rota de fuga

Autor
Após uma década sem revisão, cotas de enchente serão atualizadas
Foto: Eraldo Schnaider / Arquivo / Prefeitura de Blumenau

As cotas de enchente em Blumenau, que ajudam a comunidade a se programar em casos de chuvas com alagamentos, serão atualizadas. Nesta quarta-feira (11), a Defesa Civil anunciou a novidade.

PUBLICIDADE

Para isso, a Prefeitura de Blumenau firmou contrato com a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), que fará a realização do trabalho. Contudo, o investimento é de R$ 580 mil, com recursos próprios do município.

Entretanto, o prazo de execução do trabalho é de oito meses. A última revisão havia ocorrido entre 2011 e 2012. Conforme o secretário de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina, o levantamento das cotas de enchente é fundamental para o município e também para a população.

“Acreditamos sim que as cotas tenham sofrido um pouco de alteração, justamente por conta das intervenções humanas, em obras, construções, terraplanagens, que acabam por impactar na margem e consequentemente na calha dos rios e ribeirões de Blumenau”, avaliou o secretário. 

Cotas de enchente e rota de fugas

Outra novidade em Blumenau é a integração de um novo ícone dentro do aplicativo AlertaBlu, que é a ferramenta de rota de fuga. Nele, o usuário poderá montar seu roteiro evitando atravessar vias que estejam com problemas de alagamentos.

O serviço fica disponível gratuitamente a partir de agora, bem como, todas as informações alocadas no portal, como previsão do tempo, nível do rio, histórico, entre todo de banco de dados presente no AlertaBlu.

A própria equipe técnica do AlertaBlu foi que desenvolveu a ferramenta de rota de fuga. Ou seja: sem custo adicional ao município. O aplicativo pode ser acessado de forma gratuita tanto para sistema Android como iOS.