O Sistema de Ônibus Local (SOL) de Itajaí completou um ano de operação em outubro. Dados da prefeitura apontam um aumento de 258.137 passageiros em comparação aos últimos 12 meses do sistema anterior. Nesse período, o Consórcio Atalaia, empresa concessionária que administra o serviço, transportou 3.018.794 usuários, alcançando um crescimento de 9,35%. Em média, o sistema transporta mais 21,5 mil passageiros por mês.
O novo sistema percorreu 3.131.875 quilômetros, o que representa um aumento mensal de mais de 73 mil quilômetros. Entre os passageiros transportados, 59,62% pagam passagem, 11,66% são estudantes que recebem desconto de 50%, 20,86% viajam gratuitamente conforme a lei municipal de Itajaí para idosos acima de 60 anos, e 7,85% utilizam o serviço de integração para conexões extras.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação investiu em infraestrutura e tecnologia para aprimorar a experiência do usuário. Um dos avanços foi o lançamento do aplicativo CliveBus, que permite aos usuários consultar itinerários, comprar passagens e pacotes promocionais, e verificar horários, entre outras funções. A nova concessão do Sistema de Ônibus Local inclui 20 veículos novos e modernos, todos com ar-condicionado, elevando para 100% o percentual de veículos climatizados na frota de 44 ônibus (anteriormente, eram apenas quatro).
Infraestrutura Municipal
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação instalou sinalizações horizontais (pinturas) e verticais (placas) em 200 locais da cidade. Já foram adicionados 50 novos abrigos de ônibus, e a previsão é concluir outros 115 ainda em 2024, com investimento de R$ 1,5 milhões. A Secretaria realizou as ações em parceria com a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (CODETRAN).
Além disso, a equipe técnica da secretaria desenvolveu um projeto para reformar os três terminais nos bairros Cordeiros, Fazenda e Ressacada. O projeto já está em fase de licitação, programado para novembro, e o investimento está estimado em mais de R$ 5 milhões.