Região Grande Florianópolis

Após resgates, São José tem 12 cavalos disponíveis para adoção

Saiba como se cadastrar para adotar um dos equinos

Autor
Após resgates, São José tem 12 cavalos disponíveis para adoção
Foto: Divulgação / Prefeitura de São José

Nesta sexta-feira (14), um cavalo resgatado das ruas foi adotado e finalmente passou a ter um lar onde receberá os cuidados e o carinho que merece. Assim como ele, nesse momento mais 12 cavalos também estão disponíveis para adoção em São José, na Grande Florianópolis.

PUBLICIDADE

Essa é uma proposta desenvolvida pela Prefeitura da cidade, que recolhe os equinos em situação de abandono em locais públicos do município ou vítimas de maus-tratos. Desde a criação do projeto, 294 animais já foram resgatados.

O convênio, firmado pela prefeitura com a Cavalaria da Polícia Militar em 2018, direciona as responsabilidades de cada uma das duas instituições sobre resgate, acolhimento, alimentação, atendimento veterinário e fornecimento de medicamentos. 

Quando o tutor do animal não é identificado em até 30 dias, o cavalo é colocado para adoção. Dados mostram que menos de 50% dos tutores procuram pelos seus animais. Nos casos em que o proprietário não é identificado ou desiste de resgatar o animal, a adoção é liberada após a realização de exames e comprovação de saúde do animal.

O equino pode ser adotado por entidades sem fins lucrativos ou pessoa física. Assim que for autorizado, o interessado precisa assinar um termo de adoção e compromisso. Quem pretende se tornar tutor de um dos cavalos deve entrar em contato com a Fundação do Meio Ambiente pelo telefone (48) 98419-7757 ou pelo e-mail [email protected] para preencher o cadastro de interesse.

Para solicitar o recolhimento de um cavalo nas ruas, o cidadão pode contatar a Guarda Municipal de São José, pelo número 153. Após a ligação, é repassada a situação para a Cavalaria que se dirige até o local para avaliar a necessidade de recolhimento do animal ou manejo para um lugar seguro. Nos casos de denúncias de maus-tratos, este deverá ser encaminhado para a ouvidoria da vigilância sanitária.

Relacionadas