Uma baleia da espécie Bryde morreu neste sábado (15) após ficar dois dias encalhada no litoral Sul catarinense. O mamífero aquático, considerado juvenil pelos técnicos do projeto ProFRANCA, ficou preso em um banco de areia na praia de Campo Bom, na cidade de Jaguaruna.
Desde o momento do encalhe, várias equipes mobilizaram-se para hidratar o animal e procurar uma maneira de fazê-lo retornar ao mar. Elas monitoraram constantemente os sinais vitais, a frequência respiratória, bem como a incidência do sol na pele.
Embora a espécie Bryde seja comum no litoral catarinense nesta época do ano, há poucos registros de ocorrências dessa natureza. Os pesquisadores acreditam que, por ser juvenil, essa condição é uma das hipóteses para o encalhe.
Equipes mobilizadas
Dezenas de pessoas tentaram desencalhar a baleia desde a manhã de quinta-feira (13). O trabalho mobilizou as instituições que fazem parte do Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca. Além disso estiveram envolvidos técnicos da Ceclimar/URGS, da Univali (Itajaí) e da Univille (Joinville).
“Infelizmente, o animal veio a óbito, e o trabalho agora é removê-lo do local até a areia para a realização da necrópsia, que será feita com equipamentos da prefeitura do município”, informou Karina Groch, diretora do ProFRANCA, sediado em Imbituba. O trabalho conta com o patrocínio da Petrobras.