Região Blumenau

Após ação do Procon, lojas de pneus terão que se adequar

Medida atinge especificamente as lojas de pneumáticos com serviços de reparos na cidade

Autor
Após ação do Procon, lojas de pneus terão que se adequar
Foto ilustrativa / iStock

Nesta terça-feira (16), o Procon de Blumenau começa a notificar as lojas de pneus instaladas na cidade que também oferecem serviços de reparos, como trocas e consertos, por exemplo. Os estabelecimentos terão que se adequar à nota técnica laborada com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC) para garantir as boas relações entre prestadores de serviço e clientes.

PUBLICIDADE

A nota técnica foi elaborada pelo Procon de Blumenau após a interdição da loja Pneu Z, fechada no último dia 3 de abril após 79 reclamações. Na última sexta-feira (12), a Pneu Z foi autorizada a reabrir as portas. Porém, para isso, teve que adotar algumas medidas previstas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Novas regras para lojas de pneus

Com a notificação, as empresas têm prazo de até 30 dias para se adequar às determinações. Entre outros itens, a nota técnica estabelece a obrigatoriedade do estabelecimento estar com o todos os itens à venda precificados, incluindo manter em local visível aos consumidores tabela com preços e serviços oferecidos, além dos produtos amostra contar com as informações de seus respectivos valores.

Nos casos de venda de produtos com base em troca, como pneus, por exemplo, os valores também devem estar precificados com as duas alternativas: valor com e sem troca do produto. Além disso, a empresa fica obrigada a fornecer orçamento prévio do serviço (mão de obra), além da compra do produto ao cliente.

Inclusive novo orçamento, caso hajam modificações no decorrer do serviço contratado. Para os casos de trocas de produtos (compra e colocação de peças), o estabelecimento se compromete a entregar ao cliente o produto trocado, permitindo a ele levar o produto consigo ou mediante autorização para o estabelecimento fazer o devido descarte.

Relacionadas