Após aproximadamente 18 horas interditado, o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, foi reaberto para pousos e decolagens na noite desta segunda-feira (12). O terminal teria sido fechado por volta das 3h da madrugada, após uma aeronave da Azul sofrer problemas nos pneus durante a aterrissagem.
Segundo a Zurich Airport Brasil, empresa que administra o aeroporto, a pista foi liberada por volta das 20h15. Durante o período de interdição, pelo menos 99 voos tiveram que ser cancelados, de acordo com a concessionária.
À tarde, a Zurich informou que o equipamento da Azul, necessário para a remoção da aeronave, já estava em uso. A orientação aos clientes com passagens compradas para voos que sofreram alterações é entrar em contato com a companhia responsável.
Conforme informado pela Azul, o defeito ocorreu durante o pouso de um jato E195-E2, fabricado pela Embraer. Ele fazia o voo AD 4225, que partiu de Confins, em Belo Horizonte, e estava utilizando a pista principal do aeroporto quando o problema foi detectado. Todos os passageiros e tripulantes conseguiram sair em segurança.
O Aeroporto Internacional de Florianópolis possui duas pistas. Além da principal, a 14/32, de 2,4 mil metros de comprimento por 45 metros de largura, há também a chamada 03/21. Menor (1,5 mil metros x 45 metros), a segunda não comporta aeronaves com motores à reação, ou seja, jatos comerciais.