Região Brusque

Após 10 anos, Pronto Atendimento de Brusque é inaugurado

Estrutura fica no bairro Santa Terezinha e atenderá 24h

Autor
Após 10 anos, Pronto Atendimento de Brusque é inaugurado
Foto: Divulgação / Prefeitura de Brusque

O Pronto Atendimento (PA) do bairro Santa Terezinha, na cidade de Brusque, no Vale do Itajaí, foi inaugurado na noite desta sexta-feira (5). Após 10 anos do início da construção do edifício, projetado inicialmente para ser uma Unidade de Pronto Atendimento Ampliada (UPA), o espaço finalmente começa a atender a população.

PUBLICIDADE

O espaço inaugurado possui mais de 600 m², mas, posteriormente, está planejado a construção de um novo anexo, adicionando mais 400 m². No local, haverá serviços essenciais de saúde funcionando de maneira ininterrupta, 24 horas por dia. Toda a obra custou aos cofres municipais cerca de R$ 5 milhões.

O novo serviço de saúde está localizado na rua Vendelino Maffezzolli, nº 215. 60 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos, farão parte da equipe do PA. A Unifebe também formou médicos para atuar no novo equipamento.

Além disso, a prefeitura de Brusque firmou um convênio com o Centro Universitário (Unifebe) para a aplicação no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Os quatro bairros contemplados são: Steffen, Limeira Baixa, Rio Branco e Águas Claras.

O prefeito André Vechi destacou que foram necessários ajustes fiscais no orçamento da prefeitura para possibilitar a abertura do PA. “Além de toda a ampliação na atenção primária, decidimos então, com muito ajuste fiscal, abrir esse pronto atendimento sete dias por semana, 24 horas por dia, que vai atender toda a população, mas vai dar um amparo para a região norte”, lembrou Vechi.

Equipamentos

A estrutura física conta com oito consultórios, sala de classificação, sala de medicação e observação pediátrica. No local abriga também sala de medicação para adultos e sala para coleta de exames. Além disso, o prédio também conta com uma sala vermelha equipada com DEA, carrinho de emergência, eletrocardiograma e monitorização do paciente. O prédio também tem laboratório para exames urgentes e ambulância 24 horas. Todo o custeio do local será da prefeitura de Brusque com aporte do Sistema Único de Saúde.