
Nesta segunda-feira (14), o governador Jorginho Mello entregou à comunidade uma importante obra de reforma e ampliação da EEB Júlio da Costa Neves, em Florianópolis. A reforma teve início e junho de 2023, quando as obras de reforço e recuperação estrutural foram concluídas. O investimento foi superior a R$ 5 milhões. O repórter Beto Motta acompanhou a entrega, veja:
A unidade, inaugurada originalmente em 2014, enfrentou diversos problemas estruturais ao longo dos anos. Em 2022 ficou interditada.
“Os nossos alunos chegaram a ter aulas no ginásio da escola. Nós temos que proporcionar a melhor estrutura possível para que eles possam aprender num ambiente que eles merecem, bonito, bem cuidado e equipado. Esta era uma obra muito aguardada pela comunidade e por mim também. Estou muito feliz de poder entregá-la”, destaca o governador do Estado, Jorginho Mello.
Atualmente, a EEB Júlio da Costa Neves conta com 26 turmas e 609 estudantes matriculados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Leia também: Após 14 anos de abandono, escola Antonieta terá reforma para virar Centro Cultural – Guararema News
Resultado das obras
Foi realizado, portanto, um reforço estrutural em toda a fundação, além da construção de uma estação elevatória de esgoto, garantindo o bombeamento adequado para o ponto de coleta da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).
Além disso, outras intervenções incluíram a modernização da rede elétrica, reforma completa do ginásio e dos muros, além da revitalização das salas de aula, biblioteca, secretaria e laboratórios. Para garantir acessibilidade. Vale salientar que também a acessibilidade evoluiu, com rampas e coberturas de acesso.
Obras em outras escolas estaduais
Atualmente, 160 obras estão em andamento em todo o estado, com a expectativa de conclusão de outras 100 ainda em 2025. Todavia, outras 35 já foram entregues neste ano.
Leia também: Vídeo: Jorginho anuncia instalação de câmeras nas escolas estaduais – Guararema News
Por fim, outro destaque é o avanço nas reformas das instalações elétricas. Ao todo, 127 escolas estão com obras em execução, 204 estão em fase de licitação e outras 125 estão na etapa final de elaboração dos projetos. Depois disso, passarão por licitação e execução.