Região Brasil

Alpinista é encontrado mumificado depois de 22 anos desaparecido

O corpo do homem foi encontrado em uma montanha no Peru

Autor
Alpinista é encontrado mumificado depois de 22 anos desaparecido
Foto: Reprodução/AFP/Policia Nacional do Peru

O corpo do alpinista William Stampfl, desaparecido desde 2002, foi descoberto mumificado no Peru, conforme anunciado por autoridades locais na segunda-feira (8). Stampfl foi encontrado após 22 anos no Monte Huascarán, cuja altitude alcança 6.757 metros e pode atingir temperaturas de até −19 °C durante a noite.

PUBLICIDADE

Localizado na região de Áncash, cerca de 400 km ao norte de Lima, William desapareceu aos 59 anos durante uma tempestade de neve enquanto escalava a montanha.

O corpo do alpinista estava preservado, sendo identificado apenas pelo passaporte dos Estados Unidos encontrado entre suas roupas. Segundo relatos das autoridades, William foi encontrado a uma altitude de 5.200 metros, próximo ao acampamento base 1 do Huascarán.

A área é conhecida por suas fendas perigosas, e autoridades atribuem a descoberta de William ao derretimento das geleiras, um fenômeno amplificado pelas mudanças climáticas globais.

Monte Huscarán

O Huascarán ou Nevado Huascarán é uma montanha da Cordilheira Branca, parte dos Andes peruanos. Com 6 768 m, o mais meridional de seus picos é o mais alto do Peru e o sexto da América do Sul após o Aconcágua, o Ojos del Salado, Monte Pissis, Bonete Chico e Tres Cruces Sul.

Huascarán é a montanha mais alta da zona tropical da Terra, com seu cume sendo o segundo ponto mais distante do centro do planeta (após o Chimborazo, no Equador) e o ponto terrestre com a menor gravidade percebida. O pico é composto pelos restos erodidos de um estratovulcão ainda mais alto do que a montanha que existe atualmente.

O nome da montanha, Huáscarán, deriva de Huáscar, um líder inca do século XVI que foi o Sapa Inca do Império Inca.

Relacionadas