Na sessão dessa terça-feira (14) da Assembleia Legislativa (Alesc), parlamentares de diversos partidos destacaram o auxílio de municípios, de deputados e do estado catarinense às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Parlamentares catarinenses estão unidos com o mesmo intuito de amenizar os danos causados pelas fortes chuvas. Foi abordada a ideia de organizar uma rede de auxílio sob a tutela das defesas civis dos municípios atingidos para o apoio chegar rápido e ser efetivo.
Além disso, a cooperação com alimentação, máquinas e equipamentos é fundamental para a reconstrução do estado vizinho. Uma equipe do gabinete da Alesc esteve no Rio Grande do Sul para resgatar pessoas, animais e entregar pessoalmente às pessoas atingidas as doações recolhidas em Palhoça e municípios da Grande Florianópolis.
O Governo do Estado, enviou ao estado vizinho duas aeronaves, bombeiros, policiais e agentes da Defesa Civil, bem como as centenas de voluntários que já estão ajudando e aqueles que para lá ainda se dirigem.
Para os parlamentares, essa é a maior operação humanitária da história do Brasil. Além da ajuda catarinense, o Governo Federal, enviou cerca de 20 mil homens para atuarem no Rio Grande do Sul.