Região Santa Catarina

Alesc: comissão aprova projeto de lei de proteção ao consumidor

O texto ainda deve ser aprovado em outras comissões

Autor
Alesc: comissão aprova projeto de lei de proteção ao consumidor
Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa - SC

Nessa quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Comissão de Finanças e Tributação aprovou o Projeto de Lei (PL) que proíbe empresas financeiras de contactar idosos, pensionistas e servidores públicos vinculados ao INSS para oferta de credito consignado.

PUBLICIDADE

Além das ligações telefônicas, o PL proíbe a publicidade de serviços, para essas categorias, por meio de aplicativos de mensagens ou qualquer outra mídia digital. O texto ainda deve ser aprovado em outras comissões.

Em 2021, o Procon de Santa Catarina registrou um aumento de 280% no número de reclamações relacionadas a crédito consignado. Em 2022 foram registradas mais de 4 mil reclamações do mesmo tema.

A principal reclamação é de que as instituições financeiras cobram, indevidamente, créditos consignados que não foram contratados. Em Santa Catarina tramitam mais de 50 mil processos sobre o tema.

Conforme o Projeto de Lei, a contratação de empréstimos ou financiamentos é proibida de ser formalizada através de ligações telefônicas ou outro meio digital.

Portanto, o contrato só pode ser efetivado mediante assinatura e apresentação de documentação oficial do contratante.

Agora, o texto deverá passar pela comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.

Um Projeto de Lei é um tipo de proposta normativa que é deliberada em um parlamento. Essa proposta depende da aprovação do órgão legislativo e do poder executivo para entrar em vigor.

Relacionadas