Região Mundo

Agosto de 2023 foi mais quente já registrado

A temperatura global no período ficou 1,25 graus acima da média

Agosto de 2023 foi mais quente já registrado
Foto: Ilustração

O mês de agosto deste ano foi o mais quente da história, desde que foram iniciados os registros, de acordo com um estudo realizado pela Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA). Conforme os cientistas da instituição, a temperatura média global no 8º mês de 2023, ficou 1,25 graus acima da média do século 20.

PUBLICIDADE

O estudo também aponta que os continentes África, Ásia, América do Norte e América do Sul foram os que registraram as maiores temperaturas de todos os tempos. Já na Europa e na Oceania foi registrado este ano o segundo agosto mais quente de suas histórias.

Na divulgação, a NOAA esclarece que os recordes estão relacionados com as emissões de gases de efeito estufa no planeta. As águas marítimas também foram afetadas, segundo a conclusão. Nesse agosto, conforme a pesquisa, pelo quinto mês consecutivo, a temperatura global da superfície do mar também atingiu o ápice histórico.

Como resultado, a Antártica teve o quarto mês consecutivo com a menor extensão de cobertura de gelo marinho já registrada. Em concordância com o estudo Norte Americano, o Observatório Europeu Copernicus, confirmou que as temperaturas médias do mundo, durante os três meses do verão no Hemisfério Norte, compreendido entre junho e agosto, ficaram em 16,77 graus, as mais elevadas já registradas.

O registro atual ficou 0,66 graus acima da média aferida na década até 2020, que também registrou significativo aumento das temperaturas médias do planeta, por conta de mudanças climáticas provocadas pela atividade humana.

Relacionadas