O Aeroporto Internacional de Florianópolis amanheceu novamente fechado nesta segunda-feira (19), devido ao forte nevoeiro que se formou durante a madrugada na região. Voos também precisaram ser cancelados em Navegantes, por conta da densa neblina.
De acordo com o Floripa Airport, ainda não há previsão para a retomada das operações. A concessionária que administra o terminal ainda verifica a quantidade de voos afetados.
No Aeroporto de Navegantes, as informações são de que duas decolagens foram canceladas e dois pousos foram mantidos. A previsão é que as aeronaves voltem a decolar por volta das 8h15 no terminal.
Aeroporto de Florianópolis
Esta é a terceira vez que o aeroporto da Capital precisa ser fechado devido ao nevoeiro neste inverno. A primeira vez foi registrada no dia 20 de julho e a segunda, quatro dias depois.
Nevoeiro
Conforme descrito pelo Brasil Escola, o nevoeiro, ou neblina, é, basicamente, a formação de nuvens em proximidade com o solo por intermédio da condensação da água presente na atmosfera em forma de umidade. Por definição, só pode ser considerada neblina quando a visibilidade horizontal é prejudicada em uma distância de até 1000 metros.
A condensação (ou liquefação) é a transformação da matéria do estado gasoso para o estado líquido. Portanto, pode-se concluir que a neblina se forma quando a temperatura do ar é baixa o suficiente para tornar líquido o vapor d’água.
Para isso acontecer, é necessário que o ambiente esteja muito úmido, ou seja, com uma grande quantidade de gotículas de água suspensas no ar.