Região

ACIBr recebe senador Jorge Seif para tratar da Barragem de Botuverá

Projeto agora tramita na Câmara dos Deputados

Autor
ACIBr recebe senador Jorge Seif para tratar da Barragem de Botuverá
Foto: Divulgação / Ideia Comunicação

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) recebeu o senador Jorge Seif (PL) em sua reunião de diretoria na última segunda-feira (15). Durante a reunião, os representantes discutiram a tramitação do projeto de lei sobre a Barragem de Botuverá.

PUBLICIDADE

O parlamentar explicou que o Senado Federal aprovou o projeto para a realização da obra, do qual ele foi o relator. “Precisávamos da autorização dos órgãos ambientais e conseguimos aprovar dentro da Comissão do Meio Ambiente”, pontuou Seif.

Ele também comentou que o projeto de lei, que trata da demarcação da área do Parque Nacional da Serra do Itajaí, onde será construída a barragem, tinha coordenadas equivocadas. Por isso, fizeram várias alterações nas coordenadas de latitude e longitude. De acordo com o senador, a matéria agora precisa voltar à Câmara dos Deputados para uma nova análise. “A boa notícia é que tanto eu, quanto o governador, Jorginho Mello, estamos articulando para que o projeto entre com urgência”, destacou.

O Governo do Estado garantiu os recursos para a tão aguardada obra que visa mitigar os efeitos das enchentes do rio Itajaí-Mirim. Falta apenas a liberação da permuta entre as áreas do parque e da barragem.

O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, ressaltou a importância do envolvimento do senador e da bancada catarinense na matéria. “A entidade tem trazido importantes autoridades para debater temas necessários para a nossa região. O senador Jorge Seif tem um olhar muito positivo em relação à barragem de Botuverá e, assim como nós, acredita que ela trará benefícios para todas as cidades cortadas pelo rio Itajaí-Mirim”, declarou Sassi.

Demanda estadual

A vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Rita Cassia Conti, também comentou que o Comitê das Águas da entidade vem discutindo as políticas públicas nacionais, especialmente sobre a Barragem, envolvendo a classe empresarial catarinense. “Nós precisamos de ações integradas, ainda há muito o que se fazer na questão do planejamento preventivo de cheias. Se já tivéssemos essa iniciativa por parte do poder público, talvez haveria mais agilidade na construção da barragem de Botuverá”, lembrou.

O prefeito de Brusque, André Vechi; o prefeito de Botuverá, Alcir Merizio; e o vice-prefeito de Guabiruba, Cledson Kormann, também estiveram presentes no encontro.