Uma equipe eletromecânica da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), teve papel crucial na retomada das atividades de abastecimento na Capital Gaúcha. A companhia operou uma drenagem do alagamento da área de painéis elétricos em uma Estação de Recalque de Água Bruta.
A expectativa é que, com a drenagem, a água possa voltar a ser bombeada para a Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento. Essa região atende cera de 150 mil pessoas, incluindo hospitais e parte da região central.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) porto-alegrense estima que o abastecimento da estação de tratamento seja gradualmente normalizado esta semana. Na quinta-feira (9) a Casan enviou dois técnicos em mecânica, três eletrotécnicos e um chefe operacional com caminhão Munck.
Há uma semana, a Companhia vem colaborando diretamente para retomar os serviços de saneamento nas áreas mais atingidas do estado vizinho. Há uma grande expectativa para o retorno integral dos serviços de saneamento.
Na segunda-feira, 6, uma equipe de três técnicos já tinha sido enviada para Canoas para fazer drenagem em estações comprometidas pelas fortes chuvas. Em parcerias com o Exército e a prefeitura de Criciúma, a Casan também já doou 152 mil litros de água, enviadas em caminhões-pipas.