
A Prefeitura de Blumenau anunciou uma mudança significativa na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o próximo ano. A partir de 1º de janeiro de 2026, os contribuintes não receberão mais os tradicionais carnês impressos em papel, pois a emissão das guias será 100% digital.
Mudança em Blumenau
Essa decisão elimina a necessidade de impressão e distribuição via Correios, resultando em uma economia estimada de quase R$ 1,5 milhão aos cofres municipais. A prefeitura destaca que este valor poderá, portanto, ser revertido em investimentos essenciais para a cidade. Além disso, a digitalização reforça o compromisso com a sustentabilidade, diminuindo drasticamente o consumo de papel.
Central do IPTU
Os contribuintes acessarão as guias do IPTU exclusivamente pelo Portal do Cidadão a partir de janeiro. No entanto, a Prefeitura garante que ninguém ficará desassistido. Para aqueles que enfrentam dificuldades com o acesso digital ou preferem a versão impressa, a administração montará uma Central do IPTU. O local exato ainda será definido e funcionará como um ponto de apoio fundamental para o atendimento presencial.
A secretária da Fazenda, Laura Gehrke, reitera o objetivo da medida: “Com a digitalização, estamos modernizando o serviço, mas sem deixar ninguém para trás. Ademais, criaremos a Central do IPTU, que será um ponto de apoio fundamental para atender presencialmente e garantir que todos, mesmo quem não tem acesso à internet, possam emitir suas guias sem dificuldades.”
Opções de pagamento e descontos
Ainda que o meio de emissão mude, as opções de pagamento e descontos continuam válidas e visam beneficiar o contribuinte:
- Cota de doação social: pagamento à vista com vencimento em 10 de fevereiro. Desta forma, 5% do valor do imposto é destinado ao Fundo Municipal de Assistência Social.
- Cota à vista (1º prazo): desconto de 5% para pagamento até 10 de fevereiro.
- Cota à vista (2º prazo): desconto de 3% para pagamento até 10 de março.
- Parcelamento: Sem desconto, em até 11 parcelas. Contudo, o valor mínimo da parcela deve ser de R$ 40

