Região Blumenau

Gaspar registra 12 ocorrências relacionadas às chuvas

Cidade está em estado de atenção para deslizamentos

Autor
Gaspar registra 12 ocorrências relacionadas às chuvas
Foto: Defesa Civil de Gaspar

A cidade de Gaspar registrou 12 ocorrências até as 13h desta terça-feira (16) causadas pela chuva persistente dos últimos dias. No acumulado geral, foram registrados cerca de 227 milímetros de chuva desde sábado (13). O município segue em estado de atenção devido ao alto risco de deslizamento.

PUBLICIDADE

A principal ocorrência atendida pela Defesa Civil foi um deslizamento de grande porte na Estrada Geral do Gaspar Alto, que segue interditada. Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciaram nesta tarde a remoção de terra para liberar o acesso da via, o que deve acontecer até o final do dia.

Além desse deslizamento, a Defesa Civil registrou mais dois deslizamentos em vias públicas, um em via particular, dois alagamentos em propriedade particular e três quedas de árvores em vias públicas, todas atendidas e feito os devidos encaminhamentos.

Além disso, a Defesa Civil solicita que a população fique atenta a encostas e áreas com riscos de deslizamento. É importante que o morador fique em alerta a qualquer movimentação de solo, sejam rachaduras, água corrente com barro, movimentação de postes e grades entre outros.

A orientação é ligar imediatamente para o número 199 e, em alguns casos mais graves, sair de casa. A Defesa Civil segue de plantão atendendo ocorrências através do telefone 199 ou do whatsapp (47) 99236-2147.

É importante que todas as situações sejam reportadas, mesmo que de pequeno porte, para que o devido registro seja feito. O registro de ocorrências por redes sociais ou outros canais que não sejam o 199 ou o WhatsApp da Defesa Civil não é contabilizado nos relatórios, pois não fornece as informações necessárias para o sistema interno.

Relacionadas