Região Blumenau

Galeria: ensaio fotográfico marca mês de conscientização da prematuridade

Todas as fotos foram enviadas gratuitamente aos familiares dos bebês

Galeria: ensaio fotográfico marca mês de conscientização da prematuridade
Fotos: Thayná Hoffmann / Divulgação

Em alusão ao Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, os bebês internados na UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais do Hospital Santo Antônio, em Blumenau, foram modelos por um dia, em um lindo ensaio fotográfico. A ação faz parte da programação do mês de prematuridade.

PUBLICIDADE

A programação contou também com roda de conversa dos profissionais do hospital com pais e mães de prematuros e gestantes em acompanhamento de Gestação de Alto Risco, na última sexta-feira (17), Dia Mundial da Prematuridade. As ações são importantes para a conscientização do tema e para a humanização do cuidado neonatal.

Sessão de fotos muito especial

Para a sessão de fotos, cada pequeno paciente recebeu um polvinho de crochê com a cor roxa, confeccionado pelas voluntárias da Casa da Amizade de Blumenau, através do projeto “Mãos que Criam e Ajudam”, com o apoio da empresa Círculo, que doa os materiais para o projeto. Foram doados novelos dos fios Amigurumi, indicado para esta técnica artesanal utilizada para a confecção de polvos.

Este fio é composto por 100% algodão mercerizado, que é suave e seguro para a pele sensível dos bebês, além de proporcionar rendimento com delicadeza na execução de cada polvinho, o que facilita o desenvolvimento do trabalho das artesãs. Os polvos em crochê contribuem para acalmar, dar aconchego, conforto e segurança aos bebês prematuros e é um gesto de carinho com os pais que acompanham seus filhos recém-nascidos na UTI Neonatal.

O ensaio, oferecido gratuitamente pela fotógrafa voluntária Thayná Hoffmann, é importante para as famílias dos pacientes internados, pois com a prematuridade, o período de internação hospitalar é longo e muitas vezes complicado. Além de descontrair o momento para os pais, novas memórias dos primeiros dias e até meses de vida dos bebês, são criadas com muito carinho.

Todas as fotos foram editadas e enviadas gratuitamente aos familiares dos bebês. Confira abaixo alguns registros:

Sobre o Novembro Roxo

O mês de Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade. As ações promovidas durante o mês da campanha são importantes para a prevenção e informação sobre o parto prematuro.

A cor roxa simboliza a sensibilidade e a individualidade, características peculiares aos bebês prematuros. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa hoje a 10ª posição no ranking mundial de países com mais nascimentos fora do tempo estipulado, com cerca de 302 mil nascimentos de bebês com menos de 37 semanas de gestação.

Relacionadas