Região Grande Florianópolis

Nova pesquisa mantém Dário e Marquito empatados atrás de Topázio em Florianópolis

Instituto Quaest aponta crescimento de Topázio e Marquito com relação à primeira pesquisa

Autor
Nova pesquisa mantém Dário e Marquito empatados atrás de Topázio em Florianópolis
Prefeitura de Florianópolis tem oito postulantes ao cargo de prefieto. foto: divulgação

Uma nova pesquisa de intenção de votos promovida pelo Instituto Quaest em Florianópolis – a segunda desde o início da campanha eleitoral deste ano – manteve o autal prefeito Topázio Neto (PSD) na liderança, com 43%. Os números também mostram que a disputa pelo segundo lugar permanece acirrada, novamente apontando empate técnico entre o ex-prefeito e ex-senador Dário Berger (PSDB), com 15%, e o deputado estadual Marquito (PSOL), com 14%.

PUBLICIDADE

Os números dizem respeito à chamada pesquisa estimulada, onde os eleitores entrevistados recebem uma lista com os nomes de todos os candidatos que estão na disputa.

Na primeira pesquisa do Quaest, divulgada em 27 de agosto, Dário tinha 16% e Marquito 13%. Embora a distância entre os dois tenha diminuido, com uma ligeira queda de Dário e um pequeno crescimento de Marquito em relação à primeira pesquisa, os dois ainda são considerados empatados, de acordo com os critérios usados por todos os institutos.

Na sequência, aparece o ex-vereador Vanderlei Lela (PT), que manteve os mesmos 6% que apresentava no final de agosto. Pedrão Silvestre (PP), caiu de 6% para 5%. Bruno Dias (PCO) e Mateus Souza (PMB), que não haviam sido citados na primeira pesquisa, aparecem agora com 1%.

Rogério Portanova (Avante) e Carlos Muller (PSTU), também não haviam sido citados por nenhum entrevistado na primeira pesquisa, e mantiveram o índice com 0% desta vez. O número de eleitores indecisos se manteve nos 10% e aqueles que declaram votar nulo ou em branco cairam de 9% para 5%.

Os cinco candidatos mais citados nas duas pesquisas: Topázio, Dário, Marquito, Pedrão e Lela. Fotos: divulgação

Margem de erro

A pesquisa Quaest foi encomendada pelo grupo NSC de comunicação, afiliado à Rede Globo. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Este segundo levantamento foi realizado de forma presencial, com pesquisadores indo às ruas, onde coletaram respostas com 852 eleitores de 16 anos ou mais em Florianópolis, entre os dias 14 e 16 de setembro. A nova pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SC-09567/2024.

Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são mostrados, e cada eleitor entrevistado precisa lembrar do nome do seu candidato, o número de indecisos chega a 45%. Topázio Neto segue na liderança, com 30%, seguido de Marquito (9%), Dário Berguer (7%), Pedrão (4%), Lela (3%). Os demais candidatos não foram lembrados.

Nova Pesquisa estimulada

Topázio Neto (PSD): 43%

Dário Berger (PSDB): 15%

Marquito (PSOL): 14%

Lela (PT): 6%

Pedrão (PP): 5%

Brunno Dias (PCO): 1%

Mateus Souza (PMB): 1%

Rogério Portanova (Avante): 0%

Carlos Muller (PSTU): 0% (era 0%

Não sabem/Indecisos: 10% (eram 10%

Branco/Nulo/Não vai votar: 5%

Pesquisa espontânea

Topázio Neto (PSD): 30%

Marquito (PSOL): 9%

Dário Berger (PSDB): 7%

Pedrão (PP): 4%

Lela (PT) : 3%

Rogério Portanova (Avante): 0%

Mateus Souza (PMB): 0%

Carlos Muller (PSTU): 0%

Brunno Dias (PCO): 0% (era 0%)

Relacionadas