Região Balneário / Itajaí

Fim de semana deve ser marcado por chuvas e muito calor em SC

Confira o que prevê a Defesa Civil para este sábado (24) e domingo (25)

Fim de semana deve ser marcado por chuvas e muito calor em SC
Foto: Arquivo / Governo de SC

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira (23) a previsão do tempo para este final de semana no Estado, indicando a presença do sol, mas com variação de nuvens.

PUBLICIDADE

No sábado (24), segundo o órgão, entre a tarde e a noite, a combinação de instabilidades atmosféricas com o calor e umidade fornece condições para a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados. Eles podem ser acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, chuva pontualmente intensa em curto período de tempo e de alagamentos pontuais, especialmente entre o Meio-Oeste e próximo do litoral. O risco é de baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.

Ao amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 17°C e 21°C do Meio-Oeste aos planaltos e marcam entre 19°C e 24°C nas demais áreas. À tarde, as máximas sobem bastante, marcando entre 28°C e 34°C em grande parte do Estado, podendo chegar aos 36°C em pontos do Vale do Itajaí.

Já no domingo (25), a nebulosidade aumenta pela manhã, favorecendo as condições para pancadas esparsas de chuva. Mas a partir da tarde, a combinação de calor e umidade e a influência de uma área alongada de baixa pressão voltam a propiciar o desenvolvimento de temporais isolados com chuva pontualmente intensa, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. O risco para ocorrências sobe para moderado.

Pela manhã, os termômetros devem marcar de 17°C a 21°C entre os planaltos e Meio-Oeste e de 19°C a 25°C nas demais áreas, com os maiores valores ocorrendo no litoral. As temperaturas máximas variam de 25°C a 31°C pelo Estado, chegando a 34°C em áreas do Oeste e Extremo Oeste.

Tendência para o início da semana

Na segunda-feira (26), o dia deve começar com condição para pancadas de chuva ao longo do litoral em função da circulação marítima e a partir da tarde, a combinação de calor e instabilidades atmosféricas volta a favorecer o desenvolvimento de temporais em todas as regiões.

Na terça-feira (27), uma nova frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados pelo Estado com risco moderado para ocorrências meteorológicas. As temperaturas seguem altas, com marcas próximas ou acima dos 30°C em grande parte do estado.

Relacionadas