Região Brusque

Exposição “O Caminho dos Presépios” é atração em Nova Trento neste Natal

Evento é comemorativo pelos 800 anos do Presépio de Greccio, em 1223 d.C., na Itália

Exposição “O Caminho dos Presépios” é atração em Nova Trento neste Natal
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Nova Trento

Entre os moradores de Nova Trento, não há nada mais tradicional nesta época do ano do que a montagem de presépios. Neste ano, a ação ficou ainda mais especial pela comemoração de 800 anos do Presépio de Greccio – feito na Itália por São Francisco de Assis, em 1223 d.C.

PUBLICIDADE

Quem visitar a cidade catarinense, vai conhecer “O Caminho dos Presépios”. A exposição com 52 decorações ficará aberta às visitações a partir desta sexta-feira (8).

Foi maravilhoso ver o empenho das comunidades na montagem dos presépios e a união de todos. Teremos um evento lindo, tanto na Praça, quanto nas casas dos moradores“, disse a secretária de Cultura e Turismo, Mariléia Cipriani Tomasoni.

As instalações podem ser visitadas em lugares distintos. Na Praça Getúlio Vargas, n centro da cidade, por exemplo, foram instaladas 26 peças. Já as outras 26, em casas de moradores – como tradicionalmente acontece há muitos anos.

Em 2022, 16 residências receberam as visitações do público. Já em 2023, o evento foi organizado e ampliado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Porque o presépio para nós, de Nova Trento, é muito tradicional e está muito inserido na nossa cultura. Além disso, a gente viu que os moradores tinham alguma dificuldade por conta do grande volume de visitantes“, explica a secretária Mariléia

“O Caminho dos Presépios” faz parte da programação da “Incanto di Natale”, com várias atrações de Natal na cidade. Oficialmente, a abertura vai acontecer quando as luzes forem acesas nesta sexta-feira, às 19h.

Nas residências, a visitações acontecem às terças, quintas-feiras e sábados, sempre das 19h às 22h. A exposição segue até o Dia de Reis, 6 de janeiro de 2024.

Relacionadas