Região Balneário / Itajaí

Ex-governador Pinho Moreira deve assumir o Porto de Itajaí

Experiência política deve ser fundamental para estratégia eleitoral do partido na cidade

Autor
Ex-governador Pinho Moreira deve assumir o Porto de Itajaí
Foto: Divulgação / Arquivo SC

Eduardo Pinho Moreira (MDB), ex-governador de Santa Catarina, foi convidado nesta quarta-feira (27) para assumir o cargo de Superintendente do Porto de Itajaí, autarquia municipal vinculada à prefeitura da cidade.

PUBLICIDADE

O convite veio do prefeito Volnei Morastoni (MDB), após reunião que contou com a presença do atual gestor Fábio Veiga.

Segundo nota da prefeitura, Pinho Moreira ficou de estudar o convite, se reunir com a família e dar uma resposta em breve. Porém fontes próximas a administração já dão como certa sua nomeação na próxima semana.

A prefeitura também informou que Fábio Veiga já havia declarado sua vontade de deixar o comando da autarquia. Caso Pinho Moreira assuma a Superintendência, o ex-gestor poderá ocupar outro cargo no terminal.

Atualmente, o Porto encontra-se paralisado por conta de uma licitação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, que busca estabelecer um contrato temporário até que seja realizado o arrendamento final dos quatro berços do terminal.

No entanto, a autarquia desempenha o papel de “Autoridade Portuária” no canal do complexo do rio Itajaí, responsável pela fiscalização e acompanhamento da movimentação de outros terminais, como é o caso do Porto de Navegantes.

Movimentação de bastidores

Há menos de quinze dias, o deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, transferiu seu domicílio eleitoral de Jaraguá do Sul para Itajaí.

A sigla deverá oficializar Chiodini como candidato a prefeito. A chegada de Pinho Moreira neste cenário é um indicativo da estratégia do partido que vê em Itajaí, considerada a segunda maior economia do estado, uma cidade como importante nos planos do MDB.

Longa carreira na política estadual e nacional

Com dois mandatos como governador, prefeito de Criciúma, no sul do Estado, deputado federal constituinte, Pinho Moreira possui uma longa carreira na política catarinense.
Ele também foi presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e do Banco Regional para o Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Relacionadas