A zagueira catarinense Patricia Maldaner, de 20 anos, acertou sua transferência para o Palmeiras. A atleta estava no Grêmio, onde tem contrato somente até o final de 2023. No domingo (26), Patricia marcou o gol do seu time no empate em 1 a 1 com o Inter, na final do campeonato gaúcho, conquistado pelo adversário, que havia vencido a primeira partida por 2 a 0.
Antes do grenal decisivo, Pati Maldaner chegou a ser homenageada pela diretoria do Grêmio, por completar 50 jogos com a camisa do clube. Nesse período, Pati marcou três gols pelo tricolor gaúcho e chegou à seleção brasileira sub 20.
Pati Maldaner é natural de Pinhalzinho, no interior catarinense, a 800 quilômetros de Florianópolis e começou nas categorias de base da Chapecoense, em 2018, onde foi descoberta pelo falecido professor Amauri Giordan, que por alguns anos comandou o projeto de futebol feminino da Chape, que após a sua morte foi extinto pelo clube.
Na seleção brasileira, Pati conquistou o Sulamericano sub 20 em 2022, onde marcou um gol, compondo dupla de zaga com Lauren, do São Paulo e da seleção principal.