Região Balneário / Itajaí / Itapema

Yago Dora e Alejo Muniz são eliminados na etapa da Austrália

Terça-feira foi de maus resultados para todos os brasileiros

Autor
Yago Dora e Alejo Muniz são eliminados na etapa da Austrália
Foto: divulgação

O surfista Yago Dora, radicado em Florianópolis, foi eliminado nesta terça-feira (20) na etapa da Austrália do WSL, o circuito mundial do surfe profissional. Atual vice-líder da temporada, Yago fez a melhor nota da bateria (7,67). Mas não conseguiu encontrar uma segunda onda de peso e terminou com um somatório de 11,30. Melhor para o australiano Mikey McDonagh, que avançou com 12,77.

PUBLICIDADE

A terça-feira (que chega mais cedo na Austrália) foi de maus resultados para os brasileiros nas ondas de Margaret River. No segundo dia de competições, marcado por ondas de até cinco metros, o surfe brasileiro sofreu eliminações duras e rebaixamentos dolorosos. Italo Ferreira e Filipe Toledo caíram no round de 32, e quatro surfistas brasileiros tiveram confirmados seus rebaixamentos para o Challenger Series, a segunda divisão do surfe mundial.

Líder do ranking mundial, Italo Ferreira se despediu logo no round de 32. O potiguar somou 12,87 pontos e perdeu a bateria para o australiano Jacob Willcox, que venceu com 15,00. Com o 17º lugar, Italo fecha a perna australiana com mais um resultado decepcionante e ainda corre o risco de perder a liderança do ranking, já que pelo menos três adversários ainda vivos na etapa podem ultrapassá-lo.

Yago Dora é vice-líder na temporada

Filipe Toledo também caiu cedo. Campeão da última etapa, em Gold Coast, o atual bicampeão mundial teve dificuldades para encontrar boas ondas em uma bateria irregular do mar e acabou derrotado pelo havaiano Jackson Bunch, por 9,13 a 7,56.

Outro surfista radicado em Santa Catarina, Alejo Muniz também deu adeus à etapa, mas ainda tem chances matemáticas de seguir na elite. Atual 20º do ranking — os 22 primeiros se mantêm —, ele agora depende de outros resultados para definir seu futuro. Alejo nasceu na Argentina, mas desde criança vive em Bombinhas, no litoral catarinense.

O saldo negativo ficou ainda mais pesado com o rebaixamento de quatro surfistas brasileiros. Deivid Silva caiu logo na repescagem, enquanto Samuel Pupo e Ian Gouveiasofreram eliminação no round de 32, perdendo para Jake Marshall e Barron Mamiya, respectivamente.

Relacionadas