Região Grande Florianópolis

Três vezes Gabriela! Catarinense conquista 3º ouro no Sulamericano Escolar

Competição acontece no Chile e reúne atletas de até 14 anos

Autor
Três vezes Gabriela! Catarinense conquista 3º ouro no Sulamericano Escolar
Gabriela nasceu em Florianópolis, mas reside em Curitiba. Foto: divulgação

Após a improvável vitória da catarinense Gabriela Ferreira, de 12 anos, na final dos 100 metros borboleta na natação dos Jogos Sulamericanos Escolares, que estão sendo disputados no Chile, a atleta voltou a surpreender o mundo da modalidade mais duas vezes. Enfrentando atletas até dois anos mais velhas, Gabriela venceu também a final dos 50 metros borboleta e encerrou sua participação com vitória norevezamento 4×50 medley com a equipe brasileira. Confira o vídeo da final:

PUBLICIDADE

Na final dos 50 metros borboleta, Gabriela completou a piscina em 29s43, menos de dois décimos de segundo à frente da vice-campeã, a peruana Astrid Garcia, que fez 29s61. Gabriela foi a única brasileira na final, que contou com atletas da Argentina, Paraguai, Chile, Peru e Colômbia.

Mais do que a vitória nos 50m, o que deixou a imprensa especializada em Natação no Brasil perplexa com Gabriela foi o recorde dos 100m borboleta quebrados na final disputada logo no primeiro dia da modalidade em Santiago, capital do Chile. Ali Gabriela cravou 1min04s67, superando sua própria marca feita em setembro, em Brasília, e que não era batida desde 2012.

Neta sexta (8), Gabriela encerrou sua participação nos Jogos escolares Sulamericanos com seu terceiro ouro, competindo por equipes na prova do Revezamento 4×50 medley. Na equipe, havia mais uma catarinense, Isabelli Lopes, de Itajaí, além das paulistas Rayssa Bonfim e Beatriz Galdino São Paulo.

O desempenho de Gabriela nos últimos dois anos fizeram dela uma das principais promessas da nova geração da natação brasileira. Treinando e competindo pelo Clube Curitibano e com patrocínio da empresa Porto Itapoá, ela se tornou a número 1 no ranking do Paraná, obtendo também o recorde nos 200 metros borboleta, sua maior especialidade.