Região Grande Florianópolis

Titular no Ariquemes, Gabi Barrozo está perto da série A do feminino

Atleta natural de Florianópolis faz sucesso jogando no Norte do Brasil com a camisa 10

Autor
Titular no Ariquemes, Gabi Barrozo está perto da série A do feminino
Gabi na vitória contra o JC. Foto: Craviano Fotografia / Divulgação

A manezinha Gabrielle Barrozo, A Gabi, atleta profissional de futebol do Real Ariquemes, de Rondônia, está apenas a um passo de obter o acesso com seu time à série A1 do Campeonato Brasileiro feminino. Neste sábado (23), o time de Gabi venceu em casa o JC da Amazônia, por 2 a 1, e terminou em primeiro lugar no seu grupo da fase classificatória. Agora, o time terá pela frente o Fortaleza (CE) no mata-mata que vale o acesso á elite da modalidade.

PUBLICIDADE

Aos 25 anos, Gabi vive seu melhor momento na carreira. Nascida no bairro Vargem Grande, no Norte da Ilha, em Florianópolis, Gabi fez parte da geração do extinto Veneno, time feminino de Floripa que serviu de base à formação do Figueirense/Paula Ramos, que já foi campeão mundial no futebol 7 e hoje ainda ase mantém entre as principais equipes do país nessa categoria.

Em 2017, com o início da profissionalização do futebol feminino no Brasil, Gabi migrou para o futebol de campo, em busca de novas oportunidades. No verão de 2018, ela jogava com amigos na praia em Jurerê, quando foi vista pelo então presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, que a levou para o Grêmio.

No tricolor gaúcho, Gabi foi campeã estadual em 2018, último título obtido até hoje em cima do rival Inter. No entanto, com poucas oportunidades de jogar, a manezinha decidiu colocar o pé na estrada, e foi contratada pelo Iranduba, de Manaus.

Foto: Divulgação

Depois do Iranduba, Gabi passou pelo Bahia em 2020 e pelo Social, de Minas Gerais, em 2021, sempre enfrentando situações difíceis devido á falta de estrutura que a maioria dos clubes oferecem às mulheres atletas.

Diante das dificuldades, Gabi chegou a pensar em desistir do esporte. Nas férias, no final de 2021, de volta a Floripa, ela matou a saudade da turma e disputou algumas partidas oficiais pelo Figueirense, nas quadras de grama sintética do Futebol 7.

Em março, surgiu o convite para disputar a série A2 – a segunda divisão do brasileirão feminino – pelo Real Ariquemes, clube do interior de Rondônia. O calor intenso, a estrutura precária e a má fama do clube com confusões do passado não impediram Gabi de seguir acreditando no seu sonho.  E o tempo mostrou que ela estava certa em acreditar.

Na estreia, fora de casa, contra o JC da Amazônia, Gabi entrou no segundo tempo, e ajudou na primeira vitória do time na série A2. Depois disso, Gabi tomou conta da camisa 10 e foi titular em todos os jogos. Foram seis vitórias contra JC, Iranduba e Cefama, do Maranhão. Gabi não marcou seu gol, mas fez diversas assistências, deixando as colegas na cara do gol, num futebol que tem encantado os torcedores.

A CBF deve confirmar ainda nesta semana os dias e horários dos dois jogos entre Real Ariquemes e Fortaleza, valendo vaga no Brasileirão série A em 2023.

Fotos: Divulgação

Relacionadas