Um duelo de surfistas manezinhas marcou neste sábado (21) o 4º dia de disputas do Corona Cero Dream Tour São Chico, competição de surfe que acontece no mar de São Francisco do Sul, no litoral norte catarinense. Atual líder do ranking, Laura Raupp, de Florianópolis, eliminou Tainá Hinckel, surfista da Guarda do Embau que representou o Brasil nas olimpíadas de Paris.
Depois de eliminar Tainá, Laura conquistou a maior nota entra as mulheres, um 8.17 e eliminou Larissa dos Santos, que acabou de ser campeã da etapa na Prainha da Taça Brasil, a divisão de acesso ao Dream Tour.
“Estou muito feliz com meu surfe, com a minha performance e com o resultado que estou tendo nesse campeonato, seguindo firme e forte na liderança. É um campeonato muito disputado entre eu, Juju e Silvana, estamos indo bateria por bateria, então estou muito feliz por conseguir soltar meu surfe, agora vamos para as semifinais”, diz Laura.
Prainha em São Chico
O circuito representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf e foi a primeira vez que as disputas ocorreram na estrutura da Prainha, também conhecida como Praia da Saudade, em São Chico, que desta vez apresentava as melhores ondas.
Num duelo de gerações, a atleta mais nova do circuito, Luara Mandelli, de 16 anos enfrentou a mais velha, a hexacampeã brasileira, Silvana Lima, de 40 anos. Quem levou a vaga para as quartas foi Silvana, atual segunda colocada no ranking.
Entre os homens, destaque para o representante de Santa Catarina, Michael Rodrigues, atual terceiro colocado no ranking, que eliminou o paulista Daniel Adisaka. Edgard Groggia, líder do ranking, também segue vivo na competição. Ele eliminou Willian Cardoso, de Santa Catarina.
Limpeza das praias
A faixa de areia também recebeu neste sábado o Projeto Sonho Azul, com a Ong Ecosurf, uma iniciativa do Instituto Aegea e Blue Keepers, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, em parceria com a concessionária local da Aegea, Água de São Francisco, celebrando e atuando pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
Adultos e crianças participaram de ações práticas como um mutirão de limpeza, ecosurfintegração, explicação sobre os problemas do lixo da praia, raio-x do lixo (triagem) e sorteio de brindes. “Trazer ações sociais e ambientais para o Circuito é fundamental e está totalmente alinhado com o compromisso social e ambiental do Instituto Aegea. Tivemos muitas crianças e famílias participando da ação, também trouxemos representantes de uma comunidade indígena que estão ligados a terra e ao mar. À primeira vista parece que não tem lixo na praia, mas ao começar a coleta foi recolhido um montante bem significativo, depois separamos o lixo por categorias e discutimos sobre a consciência de preservar, de destinar adequadamente o lixo e preservar os oceanos. A participação da comunidade foi muito importante para refletirmos juntos sobre esse compromisso com o meio ambiente e relembrar que precisamos fazer a nossa parte”, explica Lisandre Assis, representante do Instituto Aegea.
Fechando o sábado de ação na água e areia, a banda Dazaranha, uma das atrações musicais mais conhecidas da região, agitou o público no tradicional Prio Sessions, o sunset do I Prio que encerrou com chave de ouro o dia de competições animando a Prainha ao som de hits como “Vagabundo Confesso” e “Pelo Mar”.
As finais do Corona Cero Dream Tour São Chico – SC estão confirmadas para este domingo (22), a partir das 9h com transmissão pelo sportv2 e pelo canal da CBSurfPLAY, no Youtube.