
O Sul de Santa Catarina terá um representante na Série C do Campeonato Catarinense, competição que inicia no dia 8 de setembro e que neste ano vai contar com a participação de cinco equipes. Trata-se do Baruch Imbituba, que transferiu sua estrutura para a vizinha Garopaba. O torneio vale duas vagas na segundona catarinense em 2025.
A reunião que definiu o regulamento e a fórmula do campeonato aconteceu nesta semana na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú. Além do Baruch Imbituba, os outros participantes serão o Fluminense (Joinville), Pedra Branca (Palhoça), Jaraguá e Porto, de Porto União.
O presidente do clube, Maurício Daghetti, explicou a troca de cidade após três anos utilizando as dependências do Estádio Emília Mendes Rodrigues, do empresário Roberto Rodrigues, o Robertinho, um dos grandes entusiastas do futebol em Imbituba.
“Sempre foi um sonho meu e da minha família morar em Garopaba. Pensando no futuro do clube, de ter uma identidade fixa, decidimos vir para Garopaba e formar nossa identidade aqui. A tendência é ficarmos aqui, a não ser que aconteça alguma proposta muito boa para ir para outro lugar. Decidimos sair de lá e começar um trabalho aqui”, afirma Maurício.
Em Garopaba, o Baruch usa as estruturas do Ferrugem, clube de futebol amador localizado no bairro Capão, na praia da Ferrugem. O clube também fechou parceria com uma pousada para alojamento dos atletas.
“Estamos tocando o trabalho aqui e graças a Deus fomos bem recebidos. É uma cidade muito bacana. Sou gaúcho e aqui tem muitos conterrâneos. A gente acaba se identificando”, pontuou o presidente.
O estádio onde o Baruch vai sediar seus jogos ainda não foi definido, já que em Garopaba não há local apto para part5idas profissionais. As opções que estão sendo avaliadas são Tubarão, Criciúma, Palhoça e até mesmo o estádio Emília Mendes Rodrigues, em Imbituba.
Nos últimos anos, o time bateu na trave pela vaga na segunda divisão. “Vamos montar um elenco forte. Queremos trazer atletas que já conhecemos. Estamos trabalhando há três anos como profissionais e conseguimos entender o objetivo de cada atleta”, projeta.
Maurício também revela que o clube pretende trazer um treinador que já conheça o projeto. Uma das possibilidades é a chegada do técnico Jhonatas Reis, ex-sub-20 do Figueirense, e que está no Manchester, de Palhoça. A tabela de jogos da Série C do Catarinense deve ser divulgada em breve.