Região Santa Catarina

Santa Catarina terá nove atletas nos Jogos Paralímpicos de Paris

Cinco competidores são contemplados com o Bolsa Atleta

Autor
Santa Catarina terá nove atletas nos Jogos Paralímpicos de Paris
Foto: Divulgação / CPB

Nove atletas representarão Santa Catarina nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que começam na próxima quarta-feira (28). Além dos competidores, a delegação catarinense inclui representantes na comissão técnica e de apoio, que já estão na capital francesa. O evento contará com o maior número de competidores brasileiros em uma Paralimpíada realizada no exterior: 280 atletas.

PUBLICIDADE

Segundo a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), cinco dos dez atletas catarinenses são beneficiados pelo programa Bolsa Atleta: Matheus Rheine, da natação, de Brusque; Camila Muller, do atletismo, de Florianópolis; Edenilson Floriani, do atletismo, de Joinville; Suzana Nahirnei, do atletismo, de Blumenau; e Ymanitu Silva, do tênis em cadeira de rodas, de Tijucas.

A lista dos catarinenses se completa com Mayara do Amaral Petzold e Talisson Henrique Glock, ambos da natação, de Joinville; Bruna Costa Alexandre, do tênis de mesa, de Criciúma; e Danielle Rauen, também do tênis de mesa, representando São Bento do Sul.

Os jogos e os brasileiros

Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 acontecerão durante 12 dias, de 28 de agosto a 8 de setembro, reunindo mais de 4.400 atletas paralímpicos do mundo. Atualmente, os Jogos Paralímpicos estão entre os maiores eventos esportivos do planeta, atraindo crescente interesse do público a cada edição.

De acordo com o Comitê Paralimpico Brasileiro (CPB), os 280 atletas brasileiros competirão em 20 das 22 modalidades paralímpicas. O Campo de Marte se transformará em arena para o futebol de cegos e judô. Já o Stade de France, ícone esportivo francês, receberá as competições de atletismo, enquanto Roland Garros acolherá os tenistas em cadeira de rodas.

Relacionadas