Região Blumenau

Recordista, nadadora de SC conquista 8 medalhas em competição mundial

Gerusa conquistou sete medalhas de ouro e uma de prata

Autor
Recordista, nadadora de SC conquista 8 medalhas em competição mundial

Nadadora de Blumenau, em Santa Catarina representou muito bem a cidade nos Jogos Mundiais Masters 2025. A multimedalhista em diversas competições, Gerusa Schramm, conquistou oito medalhas na competição disputada em Taiwan.

PUBLICIDADE

Os jogos reuniram diversos atletas, de vários lugares do mundo, com 30 anos ou mais. Representando o Brasil, a nadadora ganhou sete medalhas de ouro e uma de prata.

“A Gerusa é um dos grandes nomes do esporte blumenauense e que segue escrevendo o nome na história da cidade, agora como atleta master. Estamos muito orgulhosos dos resultados conquistados por ela nos Jogos Mundiais Masters, levando os nomes de Blumenau e do Brasil ao lugar mais alto do pódio em sete provas”, comemora o prefeito Egidio Ferrari.

Nadadora garantiu medalha em diversas modalidades da natação

Gerusa ganhou a medalha de ouro em sete provas, sendo três delas solo (50m peito, 50m borboleta e 50m livre) e quatro revezamentos (4x50m livre feminino, 4x50m medley feminino, 4x50m livre misto e 4x50m medley misto). Ainda assim, garantiu a prata nos 100m peito.

“Falar da Gerusa é falar de medalhas. Quando atleta de rendimento, ela conquistou mais de 300 medalhas em diversas competições por Blumenau. Agora, como atleta master, já garantiu mais de 150 medalhas, sendo campeã mundial da categoria em Doha. Isso nos enche de orgulho e mostra que temos diversos talentos em nossa cidade”, destaca o secretário do Esporte, Sérgio Galdino.

Ex-atleta e multimedalhista

Gerusa foi atleta de rendimento e representou Blumenau em diversas competições entre 1992 e 2003. Durante sua carreira, foi campeã brasileira e finalista em diversas provas por vários anos consecutivos, conquistando mais de 300 medalhas em competições como Jogos Abertos Brasileiros (Jabs), Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) e Jogos Universitários de Santa Catarina (Jucs), entre outros. Além disso, se consagrou recordista de medalhas de ouro em uma única edição dos Jasc: sete, em 1994.

Desde 2019, ela atua como atleta master, tendo conquistado mais de 150 medalhas na categoria. Em 2024, conquistou duas medalhas de ouro e se consagrou campeã mundial em Doha, no Catar. Um ano antes, conquistou três medalhas de bronze no Mundial disputado em Fukuoka, no Japão. Contudo, ela também é campeã sul-americana, brasileira e detentora de recordes nacionais e internacionais.

Projeto de natação em Blumenau

Atualmente, Gerusa também atua como professora de crianças e adolescentes no projeto de natação competitiva Blumenau R4, iniciativa apoiada pela Prefeitura de Blumenau, que conta atualmente com duas turmas.

Enfim, quem tiver interesse em saber mais informações sobre o projeto, é possível fazer contato pelo WhatsApp (47) 98909-6531.

Leia também: João Fonseca estreia com vitória na primeira rodada em Roland Garros – Guararema News