O surfista Ian Gouveia, de 31 anos, radicado em Florianópolis, garantiu por antecipação a sua presença na elite da World Surf League em 2025. Durante a disputa do Challenger Series, divisão de acesso do calendário mundial de surf, Ian lidera a classificação geral. Restando somente duas etapas para o término da temporada, ele não tem mais como ficar fora da zona dos classificados.
A história do atleta que é natural da cidade de Recife, no Pernambuco, tem total relação com Santa Catarina. Ainda criança, se mudou para Florianópolis com o pai, o ex-surfista e ícone do surf brasileiro, Fábio Gouveia. Na capital do estado, fez toda a sua formação no surf catarinense. E competiu como atleta da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf).
Em entrevista para a Fesporte, o atleta falou sobre o retorno para a elite do surf mundial. Além disso, falou sobre sua relação com o estado catarinense.
Ano incrível
“Tem sido um ano incrível e no início da temporada eu apostei todas as minhas fichas no Challenger Series. E fui muito feliz nas etapas e, além disso, garanti a vaga na World Surf League até de forma antecipada. Santa Catarina é um dos estados mais fortes de surf do Brasil, uma casa para mim e o trabalho da Federação Catarinense de Surf foi fundamental na minha carreira, as competições que disputei que me ajudaram muito para ser um surfista profissional”, celebra Ian.
“Muitos surfistas de fora de Santa Catarina acabam migrando para o estado para seguirem as suas carreiras, pois é um local de altas ondas, altas praias e foi assim que aconteceu comigo que passei bons anos em Florianópolis e em outras cidades do estado. Além da minha classificação, temos também o Alejo Muniz que é um represetante catarinense de Bombinhas e que tem grandes chances para a elite e representar Santa Catarina em 2025”, complementa.
Ian retornará para a primeira divisão pelo terceiro ano na carreira, após as participações nos anos de 2017 e 2018. O calendário de 2024 do Challenger Series realiza ainda mais duas etapas, no mês de setembro em Ribeira D`Ilhas, em Portugal, e no mês de outubro em Saquarema (RJ).