
A Polícia Civil de Brusque abriu um inquérito para apurar um suposto caso de racismo e preconceito, ocorrido no último sábado (8), durante a partida de futebol entre o Brusque Futebol Clube e o Criciúma Esporte Clube.
De acordo com as investigações, um torcedor do Brusque proferiu ofensas de cunho racista contra o goleiro do Criciúma, Caique Luiz Santos da Purificação.
No momento dos fatos, a guarnição da Polícia Militar atendeu à ocorrência de injúria racial. De acordo com o relato do jogador, um membro da torcida que estava na arquibancada do Estádio Augusto Bauer o chamou de “macaco”.
A guarnição da PM conduziu os envolvidos até a 1ª Delegacia da Comarca de Brusque para analisar melhor os fatos e tomar as providências necessárias. A Polícia Civil esclareceu que, após a análise preliminar e o registro do boletim de ocorrência, decidiu não efetuar a prisão em flagrante do suspeito. De acordo com as autoridades a lei exige elementos probatórios claros e robustos para justificar essa medida de urgência.
Diante da divergência dos relatos e da falta de outras provas, a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar devidamente os fatos.
A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Brusque formalizou a instauração do inquérito, iniciou a análise de todas as provas. Dessa forma vai ouvir testemunhas e requisitou eventuais imagens de câmeras de segurança para esclarecer a ocorrência.
Caso a investigação confirme o crime, as autoridades indiciarão o suspeito e encaminharão o inquérito para o Ministério Público e o Poder Judiciário, que poderão condená-lo a uma pena de 2 a 5 anos de prisão e multa.
Diretoria se manifesta sobre o episódio
Por meio de nota oficial, o Brusque Futebol Clube repudiou o racismo e qualquer outra forma de discriminação. O diretoria ressaltou ainda que essas práticas não podem ser toleradas no esporte ou em qualquer outro espaço da sociedade.
“Quanto ao noticiado ato de racismo que o atleta Caíque, do Criciúma Esporte Clube, sofreu no Estádio Augusto Bauer, durante a partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Catarinense, na noite de sábado (8), o Brusque Futebol Clube colaborou prontamente com as autoridades competentes, com o atleta Caíque e com os representantes do Criciúma Esporte Clube, fornecendo todas as informações necessárias e acompanhando a atuação da Polícia Militar e da Polícia Civil no estádio e na Delegacia”, afirmou o comunicado.
O jogo válido pelo Campeonato Catarinense de 2025 terminou empatado em um gol para cada equipe.