O catarinense Pedro Barros, de 29 anos, terminou em 4º lugar e ficou fora do pódio do Skate Park dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. As finais foram disputadas na manhã desta quarta-feria (7). Medalhista de prata nos jogos de Tóquio, em 2021, o atleta manezinho fez sua melhor apresentação na terceira e última tentativa, recebendo dos juizes a nota de 91.65, mas fiucou apenas 0,20 atrás do terceiro colocado, o brasileiro Augusto Akio, o Japinha, de curitiba, que levou o bronze.
A medalha de ouro ficou com o australiano Keegan Palmer, que se tornou bicampeão olímpico no esporte.
Na primeira volta, seis dos oitos finalistas não concluíram a volta completa, incluíndo os três brasileiros, Augusto Akio, Luigi Cini e Pedro Barros. Apenas o americano Tom Schaar, dos Estados Unidos, e Keegan Palmer, da Austrália, conseguiram uma apresentação. O americano conseguiu nota 90.11, mas o australiano fez uma exibição quase perfeira e superou Tom com 93.11.
Akio voltou para a segunda tentativa, mas quando estava perto de fechar a volta, o brasileiro teve uma queda e conseguiu nota 81.34. Logo depois veio Luigi Cini, mas caiu na primeira manobra. Pedro Barros foi quase brilhante, mas com alguns desequilíbrios, recebeu 86.41, ficando na terceira colocação.
Lágrimas do pai
No entanto, o americano Tate Carew tirou Pedro do pódio, com uma volta espetacular, que recebeu 91.17. Ele voltou para a segunda volta e mais uma vez, não errou, pontuando 92.23, que não superou Keegan, que veio em sequência. O australiano vinha fazendo uma apresentação surreal, mas caiu nos dez segundos finais.
Na última tentativa, Augusto Akio brilhou e com uma volta espetacular, conseguiu nota 91.85, o que colocou o paranaense na terceira colocação. Luigi Cini veio depois, mas na última manobra, caiu e ficou de fora da briga pelo pódio.
Pedro Barros foi para a volta decisiva e foi tão brilhante quanto Augusto. As manobras arrancaram os aplausos do público, e também lágrimas do pai de Pedro, André Barros, flagrado pelas câmeras das TVs bastante emocionado. No entanto, por causa de 0.20, Akio ficou à frente de Pedro e seguiu na terceira colocação. Em sequência, apenas Keefer Wilson, Tate Carew e Alex Sorgente podiam tirar o bronze do paranaense, mas não aconteceu, os três sofreram quedas. Medalha de bronze para Augusto Akio e para o Brasil.
Confira a terceira e melhor volta de Pedro Barros, que valeu a nota 91,65:
Na disputa do ouro, Tom Schaar foi para o tudo ou nada, mas caiu na tentativa. Com isso, garantiu a medalha de ouro para o australiano Keegan Palmer, que se tornou bicampeão olímpico no skate park.