Um grupo de skatistas catarinenses está na cidade de Budapeste, na Hungria, onde participam da última e decisiva etapa do circuito Olympic Qualifier Series. A competição começa nesta quinta-feira (20), e segue até o domingo (23), definindo quem serão os atletas classificados para as Olimpíadas de Paris.
Entre os representantes de Santa Catarina, o destaque é Pedro Barros, de 26 anos, medalha de ouro nas olimpíadas de Tóquio em 2021, na primeira e única edição dos Jogos até hoje com disputa do skate. Pedro busca vaga na categoria park (bowl), junto com Pedro Carvalho. Isadora Pacheco e Yndiara Asp competem no park feminino.
Os dois primeiros dias da programação, segunda (17( e terça (18) foram destinados a treinos livres nas duas categorias. Assim como ocorreu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 foi dividida em duas fases. As etapas correspondentes à primeira janela foram realizadas na cidade de Sharjah nos Emirados Árabes Unidos em fevereiro de 2023. Depois, houve etapas em San Juan, na Argentina, em maio de 2023; em Roma, na Itália, em outubro de 2023 e Dubai, também nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro de 2024.
Pela segunda fase do circuito qualificatório, a cidade de Xangai na China foi palco da competição em maio e manteve os skatistas Pedro Barros e Isadora Pacheco entre os seis skatistas brasileiros que hoje estariam classificados para os jogos olímpicos (três do masculino e três do feminino).
Pedro Carvalho e Yndiara Asp chegaram a Budapeste com chances matemáticas de classificação para as Olimpíadas de Paris e marcam presença nas competições realizadas na Capital da Hungria.
De acordo com regulamento da modalidade skate nos jogos olímpicos de Paris, três skatistas por país em cada uma das modalidades (park e street) se classificam para as competições. Os Jogos Olímpicos de Paris são realizados entre os dias 26 de julho a 11 de agosto e reunirá alguns atletas catarinenses competindo em diferentes modalidades no maior evento esportivo do planeta. Esta é a segunda edição na história em que o skate integra o quadro de modalidades do evento.