Região Grande Florianópolis

Mundial de xadrez: catarinense Kim Mariani enfrenta o 5º melhor do mundo

Manezinho de oito anos obteve até agora cinco vitórias e duas derrotas no torneio que acontece na Geórgia

Autor
Mundial de xadrez: catarinense Kim Mariani enfrenta o 5º melhor do mundo
Kim Mariani enfrenta americano neste sábado. Foto: Divulgação

O garoto Kim Paul Mariani, de 8 anos, atleta prodígio de Florianópolis, segue na disputa do Campeonato Mundial de Xadrez Juvenil, que ocorre desde a semana passada na Geórgia, reunindo os melhores enxadristas do planeta. Na categoria sub 8, que conta com 151 participantes, Kim obteve até o momento cinco vitórias e duas derrotas, faltando ainda mais quatro rodadas ate o final da competição. O manezinho, que entrou na disputa na 35ª colocação pelo rating da Federação Internacional, enfrenta neste sábado (24) o norte-americano Joshua Xia (EUA), considerado o 5º melhor do mundo nessa idade.

PUBLICIDADE

Kim Mariani é filho de dois destacados atletas do Xadrez de Florianópolis: Amanda Paul Dull e Daniel Mariani, este último que está o acompanha na Geórgia. Além de Kim, outros dois catarinenses partricipam do Mundial, que reúne categorias dos 8 aos 12 anos: Juliana Figueira Theophilo Silva, de Blumenau, e Kauan Salvagni Teles, de Seara, ambos na categoria sub 12.

Atualmente na 56ª colocação no ranking da Fide, Juliana obteve 3,5 pontos até o momento, após sete rodadas. Neste sábado, ela volta ao tabuleiro para enfrentar Daniela Kozusnikova, atleta da República Tcheca e 17ª melhor do mundo.

Kauan Teles entrou no torneio na posição 111ª entre 156 enxadristas. Até o momento, obteve três vitórias e quatro derrotas. Neste sábado, Kauan enfrenta Alikhan Khazhatuly, do Cazaquistão.

Relacionadas