Florianópolis sediou na semana passada uma etapa dos Jogos de Integração Máster 2024, com as competições ocorrendo no Hotel Sesc Cacupé, no Norte da Ilha. Além disso, a 10ª edição do evento foi a maior já realizada, contando com 254 participantes, incluindo 17 instrutores e 237 atletas.
Participaram 19 equipes, representando 10 cidades: Criciúma, Chapecó, Itajaí, Joinville, Lages, Florianópolis (Prainha), Rio do Sul, Tijucas, além das convidadas de Minas Gerais, Uberaba e Poços de Caldas. Do mesmo modo, as equipes foram formadas por atletas com idades entre 55 e 90 anos.
Além disso, o evento se destacou por sua programação esportiva e recreativa, com ênfase no torneio de Vôlei Câmbio, uma adaptação do voleibol tradicional. Além disso, o JIM fomenta a prática saudável do esporte, priorizando a participação em vez da competição.
Nesse sentido, além das quadras, a programação incluiu compromissos sociais, passeios e atividades de interação, fundamentais para a saúde mental e um envelhecimento saudável.
Contatos e amizades
Máxima Luiza de Andrade Barão, 83 anos, de Florianópolis, relatou que, além das competições esportivas, os Jogos Integração Máster promovem laços afetivos. “Participo de todas as edições do JIM. Além disso, neste ano, chegamos à final, foi uma competição difícil. Além disso, aqui também fazemos muitas amizades, são como irmãos. Para nós, é muito importante ter esse contato”, disse ela.
Marcilio de Morais Vieira, 67 anos, de Chapecó, que jogava futebol na juventude e voltou à prática esportiva incentivado pela esposa, compartilhou sua experiência. “Participo do JIM desde as primeiras edições. Além disso, este ano, participei da edição em Lages. Foi bem diferente e produtivo. Nesta edição, não estamos indo muito bem, mas é muito bom ver o crescimento dos outros times. O JIM está mais competitivo, e as equipes estão cada vez mais qualificadas”, salientou.
A longevidade com qualidade de vida é uma das missões do JIM, exemplificada por Maria da Glória Ruiz, 90 anos, integrante da equipe de Itajaí, que participou pela primeira vez do evento: “é meu primeiro ano praticando Vôlei Câmbio. Nesse meio tempo, conheci muita gente, uma experiência muito legal. Ano que vem, se Deus quiser, vou continuar competindo”, prometeu.
Meses de preparação
Júlia Albino Sardá, Analista de Programação Social do Departamento Regional do Sesc-SC e parte da comissão organizadora do evento, reforçou a importância do JIM. “É um dos eventos mais especiais do Sesc. Impactamos diretamente na qualidade de vida dos atletas. Nesta edição, contamos com 237 pessoas com mais de 55 anos competindo. Foram ao menos seis meses de preparativos, desde a reserva do hotel, a mobilização da equipe de recreação do Sesc, até a noite de abertura, preparada pela unidade Sesc Prainha. Ver o sorriso no rosto de todos, as amizades formadas, traz muita satisfação”.
Os Jogos Integração Máster fazem parte do calendário recreativo do Sesc-SC. Da mesma forma, para 2025, os atletas já podem se preparar para as edições que ocorrerão em abril, na Pousada Rural Sesc Lages, e em setembro, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis.
Classificação final
1º Ville – Joinville
2º Vento Sul – Florianópolis
3º Ação Esportiva – Chapecó
4º Amigos do Câmbio – Chapecó
5º Índios do Oeste – Chapecó
6º Cidade das Bicicletas – Joinville
7º Carvoeira – Criciúma
8º Grupo da Amizade – Uberaba
9º Orgulho Serrano – Lages
10º Tijucas – Tijucas
11º Tijucanos – Tijucas
12º Manezinhos da Ilha – Florianópolis
13º Verdes Mares A – Itajaí
14º Cidade da Dança – Joinville
15º Tigres de Bengala – Criciúma
16º Vulcão Mais Vida – Poços de Caldas
17º Ilha da Magia – Florianópolis
18º Verdes Mares B – Itajaí
19º Cidade do Idoso – Rio do Sul
Premiações especiais
Troféu Atleta Destaque: Maria da Glória Ruiz, do Sesc Itajaí, com 90 anos, inspirou a todos com sua energia e vitalidade, pontuando em todos os jogos e levantando a torcida.
Troféu Fair Play: Equipe Cidade do Idoso, de Rio do Sul, reconhecida pelo espírito de camaradagem e respeito, exemplificando como o Sesc impacta positivamente a vida das pessoas. Além disso, a equipe surgiu de uma parceria entre o Sesc Rio do Sul e a prefeitura, incentivando a prática regular de atividades físicas de qualidade, que já gerou visíveis melhorias na qualidade de vida dos participantes.