Região Balneário / Itajaí

Hospital Marieta, de Itajaí, ganha 10 novos leitos de UTI

Desde janeiro de 2023, já foram 183 novos leitos em todo o Estado

Autor
Hospital Marieta, de Itajaí, ganha 10 novos leitos de UTI

O Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, está ganhando 10 novos leitos na sua Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde ficam internados pacientes em casos considerados mais graves. Há uma semana, a secretaria estadual da Saúde acendeu um alerta diante da lotação em 100% dos leitos de UTI em toda
Santa Catarina, principalmente devido ao aumento nos casos de doenças respiratórias, como a gripe H1N1 e pneumonia.

PUBLICIDADE

O investimento em Itajaí faz parte das diretrizes do Governo, de ampliação da rede de atendimento da saúde pública. Agora, o Estado passa a ter 183 novos leitos de UTI adulto, pediátrica e neonatal, somados aos já existentes.

“Estamos seguindo a determinação do governador Jorginho Mello em melhorar a infraestrutura dos hospitais e garantir que nenhum paciente fique sem leito de UTI, por isso, desde o ano passado estamos abrindo leitos em várias regiões do Estado, a meta é passarmos dos 200. Ressalto que estamos em um período sazonal com as doenças respiratórias, por isso reforçamos a importância da vacinação contra a gripe, principalmente entre os idosos e crianças, que são os que mais desenvolvem os casos graves”, destaca o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Para garantir o pleno funcionamento dos leitos, o Estado vai custeá-los integralmente até que sejam habilitados pelo Ministério da Saúde. Será repassado R$1,2 mil por dia por leito de UTI SUS vago ou não, podendo chegar a R$ 2,1 mil quando habilitado e qualificado.

Desde o início de 2023, os novos leitos estão distribuídos entre neonatais (53), pediátricos (50) e adultos (80). Eles estão localizados em hospitais dos municípios de Araranguá, Blumenau, Brusque, Itajaí, Lages, Mafra, São José, Sombrio, Caçador, Concórdia e Chapecó.

Relacionadas