As ginastas Amanda Picoli Mafacioli e Ana Luiza Franceschi de Souza participam, nesta semana, da seletiva realizada para integrar a seleção brasileira de ginástica rítmica. A seletiva, que acontece em Aracaju (SE), é realizada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). A CGB, inclusive, já trabalha visando o novo ciclo olímpico, onde a equipe nacional disputará a vaga para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.
As duas atletas estiveram na disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Amanda representa a equipe de Florianópolis e Ana defende a equipe de ginástica rítmica de Joinville. As ginastas estão em Aracaju participando da seletiva acompanhadas de suas treinadoras, Maria Helena Kraeski e Vanessa Gualberto Hagemann, respectivamente.
“Toda ginasta sonha em um dia defender a seleção brasileira assim como também acontece com atletas de outros esportes. Em Santa Catarina já tivemos atletas que iniciaram neste mesmo projeto ao qual faço parte e conseguiram chegar às olimpíadas e são grandes inspirações na minha carreira. Penso que tenho que viver um momento de cada vez, mas só de estar aqui já é uma experiência maravilhosa e estou procurando aproveitar ao máximo”, explicou a atleta de Florianópolis, Amanda Picoli.
A técnica Maria Helena Kraeski destacou a oportunidade única das atletas em estarem participando de uma seletiva. Pontuou, ainda, que o papel de treinadoras é muito importante neste momento da carreira.
“Procuramos conversar com elas para que aproveitem o momento de estarem perto desta chance única de estar na seleção brasileira. A ginástica exige um tempo de competições e experiências para que se sintam preparadas para participar deste momento. Mas penso também que se chegaram aqui foi por mérito total delas. Esperamos que consigam atingir o objetivo e representar o nosso estado na seleção brasileira”, afirmou a técnica.