Região Santa Catarina

Futebol feminino: atleta do Criciúma embarca para jogar nos EUA

Beatriz Bombazar agora é uma das mais de 30 catarinenses profissionais da modalidade

Autor
Futebol feminino: atleta do Criciúma embarca para jogar nos EUA
Foto: divulgação

A atleta catarinense Beatriz Bombazar, de 16 anos, destaque no time de futsal e futebol feminino das meninas carvoeiras, de Criciúma, embarcou no fim de semana no Floripa Internacional Airport, em florianópolis,  rumo aos Estados Unidos para um novo desafio em sua vida.

PUBLICIDADE

Beatriz jogou futsal e futebol de campo, desde os 11 anos, nas equipes do Criciúma Esporte Clube e do Colégio Unesc, onde estudava. Da mesma forma, o Criciúma mantém um projeto com futebol feminino há cerca de 10 anos, comandado pela professora Sabrina Cassol, uma das principais autoridades da modalidade em Santa Catarina. Além disso, o projeto já revelou diversas ateltas que hoje atuam como profissionais, como Brendha e Joice, do Avaí, Dani Venturini, do Athletico Paranaense, Janaina Weimer, do Torreense, de Portugal, e Tainá Maranhão, do Palmeiras e seleção sub 20.

Beatriz foi capitã da equipe e conquistou o bicampeonato dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC)  do Jesc 12 a 14 anos. Além disso, foi vice-campeã nacional de 12 a 14 anos; foi campeã do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol na mesma categoria e campeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, entre outras conquistas. 

Universidade de Utah

Em conversa via rede social, Beatriz destacou sua ida para os EUA: “Agora vou trilhar meu caminho somente no futebol de campo. Estou indo ser estudante/atleta nos Estados Unidos, vou fazer o primeiro ano do ensino médio, no estado de Utah”, revelou, emocionada.

Foto: divulgação

Além disso, acrescentou: “O plano é estudar, aprimorar minhas técnicas no futebol e melhorar meu inglês. Sou muito grata pela minha trajetória no Criciúma Esporte Clube”.

Beatriz agora faz parte de um grupo de cerca de 30, mulheres catarinenses que atuam no futebol profissional no Brasil e também no Exterior. Nos Estados Unidos, para onde Beatriz embarcou, Santa Catarina hoje é representada pela meio campo Julia Bianchi, de 25 anos, que atua no Chicago Red Stars. Natural de Caçador, Julia já foi diversas vezes convodada para a seleção brasileira, onde disputou as olimpíadas de Tóquio. Além disso, antes de ir jogar nos EUA se destacou também no extinto Kindermann (hoje Avaí), e Palmeiras.

Sabrina Cassol comanda há mais de 10 anos o projeto do feminino do Criciúma. Foto: divulgação

Relacionadas