Região Blumenau

Florianópolis sedia Mundial da Juventude de Xadrez com atletas de 62 países

São 527 enxadristas, sendo 97 brasieiros, entre eles dezenas de catarinenses

Autor
Florianópolis sedia Mundial da Juventude de Xadrez com atletas de 62 países
Foto: divulgação

Os melhores jogadores de xadrez do mundo de até 18 anos estarão reunidos em Florianópolis a partir desta terça-feira (29) para a disputa do Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez (Fide World Youth Chess Championship 2024). A competição acontece no Hotel Canasvieiras Internacional até 11 de novembro.

PUBLICIDADE

Ao todo, 527 jogadores de 62 países participam da competição. São 97 jogadores brasileiros e dezenas de catarinenses. Tradição no xadrez, nações como Estados Unidos, Índia, França, Espanha, Geórgia, China, Noruega, Alemanha, Cazaquistão e Polônia estão representadas no Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez. No total, há 150 jogadores titulados de diferentes países que agregam qualidade técnica ao evento.

O torneio é promovido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e FIDE América por meio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e do organizador e árbitro internacional Kaiser Luiz Mafra. A competição é dividida em seis torneios simultâneos nas categorias até 14, 16 e 18 anos, tanto no feminino quanto no absoluto. Serão 11 partidas de xadrez em ritmo de xadrez clássico para definir os campeões e campeãs mundiais de cada categoria.

Cada partida pode durar mais do que cinco horas e ao seguir o padrão mundial de organização, o evento conta com detector de metais para averiguar qualquer possível porte de meio eletrônico, equipe qualificada com árbitros internacionais e equipe técnica da Federação Internacional.