Os melhores jogadores de xadrez do mundo de até 18 anos estarão reunidos em Florianópolis a partir desta terça-feira (29) para a disputa do Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez (Fide World Youth Chess Championship 2024). A competição acontece no Hotel Canasvieiras Internacional até 11 de novembro.
Ao todo, 527 jogadores de 62 países participam da competição. São 97 jogadores brasileiros e dezenas de catarinenses. Tradição no xadrez, nações como Estados Unidos, Índia, França, Espanha, Geórgia, China, Noruega, Alemanha, Cazaquistão e Polônia estão representadas no Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez. No total, há 150 jogadores titulados de diferentes países que agregam qualidade técnica ao evento.
O torneio é promovido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e FIDE América por meio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e do organizador e árbitro internacional Kaiser Luiz Mafra. A competição é dividida em seis torneios simultâneos nas categorias até 14, 16 e 18 anos, tanto no feminino quanto no absoluto. Serão 11 partidas de xadrez em ritmo de xadrez clássico para definir os campeões e campeãs mundiais de cada categoria.
Cada partida pode durar mais do que cinco horas e ao seguir o padrão mundial de organização, o evento conta com detector de metais para averiguar qualquer possível porte de meio eletrônico, equipe qualificada com árbitros internacionais e equipe técnica da Federação Internacional.